O projeto “Sistema de Análise das Redes Sociais para Ciência de Dados no Esporte”, uma parceria da UFRRJ com a área de Educação e Prevenção ao Doping do Comitê Olímpico do Brasil (COB), recebeu destaque no website britânico Inside the Games. O projeto é liderado pelo professor Filipe Braida com colaboração do professor Leandro Alvim, ambos do Departamento de Ciência da Computação do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ), e foi apresentado na última Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada entre os dias 17 e 21 de outubro na Rural.
A ideia central do projeto é monitorar o tema doping nas redes sociais, principalmente no Twitter, e a partir daí entender o que de mais relevante vem sendo tratado sobre o assunto no mundo para oferecer conteúdo de qualidade aos usuários da plataforma do COB. O monitoramento acontece desde julho de 2022. O projeto está dividido em duas grandes etapas. No primeiro momento, a ideia é monitorar conteúdos que possuam algum termo ou palavra-chave pré-definido no sistema. Atualmente, já são mais de 400 termos cadastrados. Futuramente, serão utilizadas técnicas de análise de dados com inteligência artificial (IA) para entender o comportamento dos usuários.
“Uma das funcionalidades é compreender o comportamento de grupos e seus relacionamentos no que se refere ao uso de substâncias proibidas”, explicou o professor Filipe Braida, ao website. “Desta forma, podemos fazer campanhas mais assertivas para promover o conhecimento sobre os riscos e as consequências do doping nos esportes.”
Leia a reportagem na íntegra em https://www.insidethegames.biz/articles/1129867/brazil-noc-anti-doping