A área de Educação e Prevenção ao Doping do Comitê Olímpico do Brasil (COB) vem desenvolvendo uma plataforma para disseminar conhecimento a respeito do combate às substâncias proibidas no esporte. E uma das ações relacionadas a este projeto é o “Sistema de Análise das Redes Sociais para Ciência de Dados no Esporte”, implementado em parceria com a UFRRJ e apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada entre os dias 17 e 21 de outubro na Rural.
A ideia central do projeto é monitorar o tema doping nas redes sociais, principalmente no Twitter, e a partir daí entender o que de mais relevante vem sendo tratado sobre o assunto no mundo para oferecer conteúdo de qualidade aos usuários da plataforma do COB. O monitoramento acontece desde julho de 2022.
Na Rural, a ação está sendo liderada pelo professor Filipe Braida, do Departamento de Ciência da Computação do IM, com colaboração do professor Leandro Alvim. “Esse projeto faz parte de um projeto maior de uma plataforma educacional. A nossa ideia com esse sistema é entender melhor a nossa sociedade sobre esses aspectos para tomar decisões sobre ações educacionais tanto físicas quanto digitais na plataforma. Como por exemplo, criação de mais conteúdo educativo sobre algum assunto detectado”, explica Braida.
O projeto está dividido em duas grandes etapas. No primeiro momento, a ideia é monitorar conteúdos que possuam algum termo ou palavra-chave pré-definido no sistema. Atualmente, já são mais de 400 termos cadastrados. Futuramente, serão utilizadas técnicas de análise de dados com inteligência artificial (IA) para entender o comportamento dos usuários.
Leia a reportagem do COB na íntegra em https://www.cob.org.br/pt/galerias/noticias/cob-e-ufrrj-desenvolvem-ferramenta-de-monitoramento-para-disseminacao-de-informacoes-educativas-sobre-doping/