Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > EXTENSÃO > Notícias da Extensão > Projeto +Casas da Inovação oferece aulas de educação tecnológica online durante a pandemia

Projeto +Casas da Inovação oferece aulas de educação tecnológica online durante a pandemia

Texto: Thaís Melo*

O projeto +Casas da inovação é uma parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semacti) da Prefeitura de Nova Iguaçu. A iniciativa foi criada em 2018 com o propósito de dar acesso de forma gratuita à educação tecnológica para crianças, adolescentes, jovens e idosos. Devido a pandemia de covid-19, as aulas presenciais nas oito casas da inovação tiveram que ser interrompidas. Porém, um projeto importante não poderia ficar meses sem funcionar. Por isso, desde que as atividades presenciais foram paralisadas, as aulas vêm sendo oferecidas online.

Atualmente são seis turmas que atendem a cerca de 400 alunos, sendo dois desses cursos criados especialmente para as aulas online. A supervisora geral do projeto e professora da UFRRJ, Márcia Pletsch, contou como tem funcionado o novo formato de ensino. “Logo que iniciou o isolamento social suspendemos as atividades presenciais nas Casas da Inovação localizadas em diferentes territórios de Nova Iguaçu. Para mantermos nosso cronograma de trabalho e garantirmos os pagamentos dos 93 bolsistas de iniciação científica e 21 bolsistas de iniciação científica júnior, elaboramos uma proposta de ensino online com atividades síncronas e assíncronas organizadas pelos nove coordenadores tecnológicos e pedagógicos do projeto em parceria com os bolsistas. Ainda em abril iniciamos uma turma piloto usando como plataforma principal o Moodle. Agora já estamos no segundo ciclo”, explicou a professora.

A supervisora também falou sobre a importância de dar continuidade às aulas no formato online. “Na minha opinião mantermos o projeto neste momento foi de grande relevância para os envolvidos. Não apenas por aprendermos novas metodologias de ensino, mas por continuarmos oferecendo para a comunidade local possibilidades de formação por meio dos cursos. Estamos vivendo, talvez, uma das piores crises econômicas e, sem dúvida, a pior crise no sistema educacional da história. Continuar investindo e oferecendo atividades educacionais reforça a importância da Universidade e da educação pública, mas também permite a muitos participantes uma rotina de atividades para manter a saúde mental”, ressaltou.

Os 400 alunos estão divididos nos cursos de games, aplicativos, introdução à robótica, inclusão digital, economia solidária e mediação tecnológica. Estes dois últimos não eram oferecidos no formato presencial.  O secretário da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Iguaçu, Alex Castellar, também falou sobre a iniciativa. “A parceria estabelecida entre a UFRRJ e a Prefeitura de Nova Iguaçu tem sido muito importante, uma vez que estamos levando conhecimento ao território de Nova Iguaçu e a muitos bairros que não têm o acesso a determinados recursos. É uma maneira de levar o conhecimento de inovação de ponta produzido por muitos doutores, mestres e estudantes da UFRRJ e de outras universidades. Eu considero o +Casas da Inovação um projeto muito gratificante. Isso só foi possível pela sensibilidade do reitor Ricardo Berbara e de toda sua equipe da UFRRJ, que em nenhum momento hesitou em colocar este projeto de pé. Acredito que é uma demonstração muito grande para o Brasil do que é possível fazer com uma parceria público – público”, contou o secretário.

Castellar também falou sobre a importância de uma parceria como essa para o país. “Isso dá uma demonstração ao Brasil, em tempos de muitos questionamentos sobre a ciência e o papel das universidades Públicas. Eu só tenho a agradecer a parceria com a universidade. Esse é um dos muitos projetos que ainda teremos pela frente. O Brasil ainda vai entender que a parceria entre os governos e a universidade pública é a grande saída para a educação no nosso país”, ressaltou.

Os alunos atendidos pelas aulas online foram selecionados por meio de um edital público especial para os cursos à distância. Já, os bolsistas sob supervisão e acompanhamento dos orientadores além de atuarem nas atividades de ensino online, também produzem material didático como vídeos explicativos e outros recursos usados para promover a participação e interação dos estudantes. A ideia é  usar metodologias colaborativas com desenvolvimento de projetos envolvendo as temáticas de cada curso. Todo esse trabalho vem sendo realizado por meio de plataformas públicas e gratuitas. Sendo o Moodle a principal delas, mas também são utilizadas a RNP para atividades simultâneas e um grupo no Facebook para a realização de transmissões ao vivo (lives) semanais abertas para a comunidade. 

As lives abordam temas como inteligência artificial, ensino de robótica, economia solidária, moeda social, tecnologia e educação entre outras temáticas presentes nos cursos. Também têm sido realizadas mesas redondas, rodas de conversa e debates de formação continuada. De acordo com a professora Márcia Pletsch, serve para que os bolsistas usem a tecnologia para aumentar a acessibilidade de pessoas com alguma deficiência às aulas. Nos cursos existe a participação de pessoas com deficiência intelectual, com cegueira, baixa visão, autismo e outras especificidades do desenvolvimento humano. Uma preocupação do projeto é possibilitar que esses alunos possam ter acessibilidade a todo o conteúdo. “Isso tem exigido de nós a organização de atividades e recursos didáticos-tecnológicos para efetivar a acessibilidade para todos”, contou a supervisora. A docente explica que as atividades online serão mantidas até que haja segurança epidemiológica para retornar com as aulas presenciais. 

Clique aqui para acessar o Facebook do projeto. 

*Comunicação Proext


Postado em 30/06/2020 - 13:28 -

Notícias Relacionadas

Nota do Comitê de Acompanhamento do Coronavírus em face à circulação da subvariante Ômicron BQ1
Suspensa a vacinação contra a covid-19 nos alojamentos
Comitê Covid-19 atualiza orientações à comunidade universitária
Medidas para o retorno seguro às atividades presenciais
Retorno ao presencial: procedimentos para situações emergenciais de saúde

Últimas Notícias

Skip to content