Nesta terça-feira (24), durante o segundo dia da XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Salão Azul da UFRRJ, em Seropédica, foi palco da mesa redonda “Mulheres na Matemática”, que debate o papel e a atuação da mulher matemática na história, no mercado e na vida acadêmica.
Com a mediação da professora Eulina Coutinho (Demat/UFRRJ), a mesa recebeu as professoras Tatiana Roque e Walcy Santos, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a pesquisadora Carolina Araújo, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Para um dos coordenadores do encontro, professor Douglas Monsôres, o intuito é despertar o interesse de mulheres em atuar na vida acadêmica. “Hoje, a matemática ainda é um campo de maioria masculina. Então, queremos fomentar o desejo nelas em se especializar na área de ciências exatas, preferencialmente em matemática, para termos mais pesquisadoras que ingressem nessa carreira tão bonita”, disse ele.
A professora Tatiana trouxe para a mesa redonda um panorama histórico sobre a importância, presença e contribuições da mulher para a matemática e para a sociedade. Já a professora Walcy e a pesquisadora Carolina contaram suas próprias experiências, dificuldades e preconceitos que sofreram, e como superaram todas elas.
No final do encontro foi aberto espaço para perguntas, e os estudantes puderam trocar experiências com as palestrantes. Paralelamente ao evento, a exposição fotográfica “Elas: expressões de matemáticas brasileiras” ocorre no hall do auditório Gustavo Dutra e estará aberta até quinta-feira, sempre das 8h às 17h. As fotografias são de diversas professoras e pesquisadoras da matemática pelo Brasil e revelam a visão delas sobre o que é ser mulher e matemática no país.
A SNCT na Universidade Rural vai até o dia 26/10. Para saber sobre a programação, clique aqui .
Por Matheus Brito, bolsista CCS/UFRRJ.