Com o objetivo de proporcionar a vivência de situações concretas e possibilitar a articulação do conhecimento em seus aspectos teórico-práticos, o programa de estágio supervisionado da UFRRJ de Campos de Goytacazes recebeu os primeiros estudantes do curso de Agronomia do câmpus Seropédica: Veronica Kastalski e Leonardo Sarkis.
Veronica é estudante do 10° período e em novembro de 2015 participou de uma visita técnica a Campos. Ela decidiu que queria fazer estágio no câmpus por sua boa infraestrutura e pesquisa com a cultura da cana-de-açúcar.
–Estou com grande expectativa e motivada neste estágio por estar vendo e praticando tudo que aprendi em sala de aula – relatou Veronica.
Já Leonardo, estudante do 6° período, disse que se candidatou ao programa de estágio a fim de vivenciar a profissão. Além disso, o discente espera aplicar o que tem aprendido em sala de aula através de visitas técnicas e experimentações em campo.
O Câmpus de Campos de Goytacazes (CCG) já recebe estagiários de diferentes instituições da região, como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Instituto Federal Fluminense (IFF). Porém, devido à distância, poucos estudantes de Agronomia de Seropédica desenvolvia estágio no CCG. Com o programa, o aluno de Seropédica poderá desenvolver as atividades em Campos durante as férias e/ou no período determinado para o estágio.
– Esperamos que, em breve, estudantes de diferentes cursos institutos/câmpus da UFRRJ participem do programa– comentou o engenheiro agrônomo Willian Pereira, um dos supervisores do estágio supervisionado.
Segundo o engenheiro agrônomo Giovane Leal, coordenador do programa, o próximo edital para a seleção de estagiários acontecerá em setembro de 2016.
Por João Paulo Azevedo Fernandes (estagiário de jornalismo da UFRRJ de Campos)