Encontro liderado pela nova gestão estabeleceu diretrizes para o quadriênio 2025-2029, com foco na reestruturação da Pró-reitoria, políticas de acesso, avaliação de cursos e capacitação docente.
Com o objetivo de traçar o futuro da graduação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para o quadriênio 2025-2029, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promoveu, na última quinta-feira, 10 de julho, sua 1ª Reunião de Planejamento Estratégico.
O encontro, reservado apenas para os funcionários da Prograd reuniu 45 servidores, foi um marco inicial da nova gestão, liderada pelos pró-reitores Miliane Moreira de Souza e Claudio Melibeu Bentes. A pauta central foi o diagnóstico da situação atual e o planejamento de ações para o próximo semestre, alinhado a uma visão de longo prazo para a Pró-reitoria.
A reunião sinaliza um compromisso com um planejamento robusto e participativo. A iniciativa busca delinear as ações para o segundo semestre de 2025 e estabelecer as bases para uma gestão que se estenderá até 2029, focada na modernização e qualificação do ensino de graduação na UFRRJ.
O vice-reitor Cesar Da Ros esteve presente e falou sobre os desafios externos que a graduação enfrenta, sobretudo nas licenciaturas, situação que o governo federal tenta amenizar com o Pé-de-Meia Licenciaturas, programa do Ministério da Educação (MEC) que incentiva o ingresso na carreira docente. Segundo a Agência Gov , “estudantes matriculados em cursos presenciais de licenciaturas aumentaram 21% em 2025, na comparação com o ano anterior”.
Ao abrir o encontro, a pró-reitora de Graduação, professora Miliane Moreira de Souza, destacou a reestruturação da Prograd como o primeiro grande passo de sua gestão. Apresentando as atividades gerais da unidade, ela enfatizou a necessidade de revisar e modernizar o Regimento Interno, que data de 2015. Segundo a pró-reitora, a reestruturação será fundamentada em três pilares essenciais: diagnóstico, desenvolvimento e avaliação. Essa abordagem tripartite visa aprofundar o conhecimento sobre os desafios existentes, promover o crescimento e aprimorar continuamente os processos e resultados da graduação.
A discussão sobre o pilar do diagnóstico envolveu a análise da atual estrutura organizacional da Prograd e dos fluxos de trabalho. O desenvolvimento abrange a implementação de novas políticas e a capacitação dos envolvidos, enquanto a avaliação se concentrará na criação de métricas para acompanhar a eficácia das ações e o progresso dos cursos de graduação.
Um dos temas de maior destaque no planejamento foi a política de acesso à graduação. O debate abordou as recentes mudanças nos processos seletivos e os principais pontos que nortearão futuras reformulações, buscando ampliar a inclusão e aprimorar a recepção dos novos estudantes.
A avaliação e o acompanhamento dos cursos também foram pautas centrais. A nova gestão pretende fortalecer os mecanismos de monitoramento da qualidade acadêmica, em estreita colaboração com as coordenações de curso, para garantir a excelência do ensino oferecido pela UFRRJ.
A capacitação docente emergiu como um eixo estratégico. O plano apresentado abrange desde o acolhimento e habilitação de professores em estágio probatório até a formação continuada de coordenadores de curso e chefes de departamento. O objetivo é oferecer o suporte necessário para que os docentes possam aprimorar suas práticas pedagógicas e de gestão.
Por fim, foram apresentadas as políticas voltadas para estágios e monitorias. A Prograd buscará fortalecer e ampliar esses programas, reconhecendo sua importância para a formação acadêmica e profissional dos estudantes, proporcionando experiências práticas que complementam o aprendizado em sala de aula.
A reunião se encerrou com a perspectiva de novos encontros para o mês de agosto e setembro para detalhar sobre a nova reestruturação do Regimento Interno, e alinhar a missão da nova gestão com um diálogo constante e um planejamento estratégico transparente e eficaz.
Texto: João Vitor Freitas, jornalista e bolsista de Comunicação da Prograd/CCS