Integração e diálogo. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realizou, na tarde de ontem (16) no auditório do IZ, mais um encontro do Fórum de Coordenações de Cursos da Graduação. A atividade, nesta edição, contou também com a presença de membros da Câmara de Extensão. Eles trouxeram o debate sobre a curricularização das atividades de extensão dentro dos cursos de graduação da UFRRJ e a importância do engajamento dos coordenadores de curso nesse processo. Além disso, também foi realizada uma apresentação pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) aos coordenadores de curso.
Por fim, foram tratadas as questões referentes ao Fórum de Coordenações de Curso, especificamente. Neste encontro o foco foram as deliberações sobre a Mobilidade Acadêmica, que constarão no Regulamento da Graduação (que está sendo desenvolvido em conjunto).
Foram feitos esclarecimentos sobre as normas do convênio Andifes de Mobilidade Acadêmica (no qual a UFRRJ é signatária), que regulamenta a relação da Rural e demais Ifes. Além disso, questões relativas à Mobilidade Internacional e à Mobilidade Inter-Campus também foram tratas na reunião.
Câmara de Extensão
Abrindo o encontro o pró-reitor de Extensão, professor Roberto Lelis, e a pró-reitora adjunta de Extensão, professora Gabriela Rizo, conduziram a apresentação dos desafios que as coordenações de curso terão para realizar a curricularização das atividades de extensão nos cursos. Para isso, alguns exemplos de atividades foram expostos.
Este movimento visa adequar a UFRRJ nas normas da resolução nº 7, de 18/12/18 do MEC, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 (que aprova Plano Nacional de Educação – PNE 2014/2024).
NAI
Em seguida a coordenadora do NAI, professora Márcia Denise Pletsch, juntamente com a servidora executiva da Prograd, Janaína Nogueira, realizaram a apresentação da realidade do núcleo na UFRRJ, quantidade de alunos atendidos e pediu o apoio dos coordenadores para desenvolver a inclusão na instituição.
Promover ações e atividades que favoreçam o acesso, a permanência e a participação efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão na UFRRJ;
Oferecer suporte pedagógico aos Cursos de Graduação da UFRRJ para atender adequadamente as demandas pedagógicas dos alunos com necessidades educacionais especiais, garantindo-lhes acessibilidade por meio de tecnologias assistivas ou ajudas técnicas nas atividades previstas em seus cursos.
– Público-Alvo do NAI: considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas” (Lei 13.146, 06/07/2015); Mobilidade física temporária.
por Cleiton Bezerra, jornalista da Prograd