A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) esclarecem à Comunidade Acadêmica que uma falha do sistema de comunicação com o banco de dados do setor de tecnologia da UFRRJ, na madrugada do último sábado (22), impediu o início automático da pré-matrícula em disciplinas para 2017-2. Por esse motivo, a aba “Pré-Matrícula” no Quiosque estava indisponível, o que impedia o acesso dos estudantes à ferramenta. Tal ocorrência foi detectada por servidores da Prograd aproximadamente às 7h30 daquele dia. Imediatamente, a equipe técnica da Cotic, responsável pelo sistema acadêmico, foi acionada. Às 9h30, a falha técnica foi reparada e os discentes conseguiram acessar a área de pré-matrícula no Quiosque.
De acordo com a coordenação da Cotic, um procedimento que seria executado automaticamente pelo próprio sistema não foi processado em decorrência dessa falha na comunicação com o banco de dados. A solução foi executar a ação manualmente via acesso remoto, uma vez que não há expediente aos sábados. Ainda de acordo com a coordenação da Cotic, o tempo de resposta de sua equipe foi satisfatório, pois, logo após o acionamento da equipe e execução do reparo, os estudantes já conseguiam realizar sua pré-matrícula em disciplinas.
Comunicado da Prograd sobre o início da pré-matrícula
À 0h de sábado, a Prograd, através de sua Assessoria de Comunicação, noticiava a abertura do período de pré-matrícula em disciplinas, inclusive prestando orientações sobre a execução do procedimento. De acordo com o assessor de comunicação da Prograd, Kleber Costa, as publicações feitas no Portal da Graduação (veja) e nas redes sociais da Pró-Reitoria foram programadas na última sexta (21) para serem lançadas automaticamente a meia noite nessas plataformas, o que aconteceu.
O lançamento da nota da Prograd sobre a abertura da pré-matrícula foi importante para lembrar à Comunidade Estudantil sobre o início da pré-matrícula em disciplinas para o segundo período letivo de 2017. Entretanto, a falha acometida no sistema da Cotic fez com que os estudantes recebessem mal o comunicado, uma vez que, de fato, a abertura da pré-matrícula não ocorrera. Para Kleber, independentemente dos problemas registrados, o comunicado foi importante para alertar e esclarecer os estudantes questões sobre a pré-matrícula.
Destrancamento de Matrícula
No fim de semana, alguns estudantes que não conseguiram realizar o destrancamento de suas matrículas. Mais uma vez a Prograd e a Cotic trabalharam em conjunto para solucionar esta segunda questão. Desde a manhã de hoje (24), o requerimento para destrancamento de matrícula, localizado na aba “Formulários” do Quiosque, está disponível para ser preenchido pelos discentes que retomarão os estudos em 2017-2.
Pontualmente, os estudantes que solicitaram a manutenção de trancamento de disciplinas em 2017-1 somente poderão destrancar a matrícula a partir da próxima quarta (26), quando 2017-1 for finalizado no sistema. A plataforma está programada para executar ações de 2017-1, por isso, entrará em conflito e não permitirá ao discente destrancar sua matrícula antes de quarta.