Iniciativa integra novos servidores ao ambiente acadêmico e fortalece a formação docente
Na quarta-feira passada (19/08), mais de 50 novos servidores docentes participaram do Acolhimento Institucional de Boas-Vindas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O evento faz parte do Programa de Desenvolvimento Docente (PDDOC) da Universidade, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e pela Pró-Reitoria de Graduação.
A pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Elines Petine, explicou que a intenção do evento é acolher e comunicar os objetivos do PDDOC em desenvolver de forma contínua e integrada o corpo docente. “Por meio de uma formação pedagógica e metodológica que responda às necessidades atuais da educação superior e básica, buscamos capacitar os professores para adotar práticas inovadoras, interdisciplinares e inclusivas que elevem a qualidade do ensino e da aprendizagem”, disse Elines. A partir disso, a PDDOC entende que a contribuição se estenderá à formação cidadã dos estudantes e ao fortalecimento do ensino público.
A pró-reitora de Graduação, professora Miliane Moreira, explica que o acolhimento contempla duas etapas. A primeira, busca trazer a compreensão da base legal da profissão para além da sala de aula, como as características da carreira como servidor público federal. Já a segunda etapa tem foco a docência e a estrutura acadêmica da Universidade – como a instituição trabalha o tripé ensino, pesquisa e extensão. “E isso tudo revestido de um acolhimento, pois a Universidade está vendo esse docente como alguém que tem que ser recebido com informação e cuidado, para que se possa gerar um sentimento de pertencimento”, concluiu Miliane.
O acolhimento contemplou professores ingressantes a partir de 2023 até o ano atual. A docente do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (DES/IM), câmpus Nova Iguaçu, Carline Borges, faz parte da UFRRJ desde abril de 2023 e esteve presente no evento, destacando-o como de “suma importância” para a integração dos servidores. “Nas boas-vindas, pudemos conhecer toda a equipe pessoalmente, entender a função de cada setor e a quem recorrer quando nós precisarmos”, disse.
Antes de ingressar na UFRRJ, Carline foi professora em escolas municipais e estaduais e atuou na gestão de políticas públicas para pessoa com deficiência na Secretaria de Estado de Diretos Humanos do Governo do Espírito Santo. “A Rural me abriu portas para novas oportunidades de atuação para além da docência. Posso continuar a atuar na gestão e com a comunidade, por meio da extensão”, expressou. “O acolhimento oportuniza estabelecermos laços com outros servidores, o que contribui para o desenvolvimento de novos projetos e ações dentro da universidade”, completou a docente.
A perspectiva da Progep e da Prograd é que um novo evento seja realizado em 2026, para a recepção de servidores técnicos recém ingressos na UFRRJ.
Texto: Ana Clara Tavares, bolsista de Comunicação da CCS/UFRRJ
Fotos: Felipe Araújo, assistente administrativo da CCS/UFRRJ