Apesar do cenário de valorização do gás natural, o Brasil não aproveita sua disponibilidade do recurso natural por falta de infraestrutura de exploração. Essa é a pauta da reportagem da CNN que foi publicada em 19 de abril. A matéria conta com a contribuição do professor Israel Sanches Marcelino, do Departamento de Economia do Instituto Multidisciplinar, câmpus Nova Iguaçu, que ressalta a relação entre o gás natural e os fertilizantes e como isso poderia impactar positivamente nossa produtividade.
“Hoje, é forte o debate sobre a retomada de uma produção nacional de fertilizantes, por conta da Guerra da Ucrânia, para atender o agronegócio. Pois bem: 70% do fertilizante é gás natural. As siderúrgicas mais modernas e competitivas do mundo utilizam gás natural como redutor químico, para purificação do ferro na produção de aço. Fazer isso com gás é mais barato e mais eficiente, é o estado da arte dessa tecnologia, mas não fazemos assim porque as siderúrgicas brasileiras não têm acesso ao gás”, informou o docente.
Para ler a reportagem na íntegra, acesse https://www.cnnbrasil.com.br/business/metade-do-gas-natural-brasileiro-e-reinjetada-em-pocos-de-petroleo-diz-anp/