Os docentes, membros da Rede Internacional Natour, representam a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ – Brasil) neste evento, e junto com os representantes das instituições parceiras, Universidade de Brasília (UNB – Brasil), Universidad Del Rosário (Colômbia), Universidade Javeriana (Colômbia), INACAP (Chile), DUOC UC (Chile), Universidade dos Açores (Portugal), Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), Universidade Albert-Ludwigs Freiburg (Alemanha) e o European Center for Quality (Bulgária), reuniram-se na cidade de Bogotá, para apresentação da implementação do curso, já com as primeiras turmas em vias de consolidação.
O professor Leandro Fontoura (DAT/PPGPDS), coordenador do Natour Brasil UFRRJ, apresentou neste encontro, os resultados do primeiro ano da Pós-graduação Lato Sensu em Ecoturismo e Interpretação da Natureza, para seus pares, destacando o perfil dos alunos do curso. De acordo com Leandro, “os alunos são gestores de áreas protegidas, pessoas de cargos públicos ligados ao turismo e ao meio ambiente e empreendedores do turismo de natureza. Eles nos escolheram porque sabiam que podiam confiar na entrega de um curso sério e de qualidade, comprometido com a sociedade e o meio ambiente”.
As professoras Camila Rodrigues (DAT/PPGPDS), Isabela Fogaça (DAT/PPGPaCS) e Janaina Souza (DAT/PPGE), membros da equipe, também participaram dos debates sobre os futuros do projeto, focando nas áreas de parcerias, planejamento e marketing, respectivamente.
O encontro ocorreu na sede da Universidade Javeriana e da Universidade do Rosário, anfitriãs do encontro. Na universidade Javeriava, ocorreram as reuniões com os integrantes da Rede, assim como o Forum Natour Internacional. Já na Universidade do Rosário, no câmpus de Inovação e Empreendedorismo, foram realizadas atividades de treinamento com práticas de ideação, neuromarketing, cocriação e tomada de decisão.
Além das atividades nas instituições, a equipe também realizou visita de campo em La Palma y El Tucán, uma área ecológica de recuperação, onde há uma plantação e fábrica de café com uso de um sistema ecológico e sustentável. Outra Viagem de Campo ocorreu à Mina da Catedral do Sal de Zipaquirá (Colômbia).
No Brasil, a UFRRJ e a UNB formam a parceria Natour Brasil e estão finalizando a primeira turma de Pós-graduação Lato Sensu em Ecoturismo e Interpretação da Natureza, por meio de um curso na modalidade EaD, com atividade de campo presencial.
Viagem de campo de Ecoturismo e Interpretação da Natureza
A viagem de campo dos alunos do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ecoturismo e Interpretação da Natureza da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi um sucesso. O roteiro foi detalhadamente planejado e organizado pelo coordenador do curso, o professor Leandro Fontoura (DAT/PPGPDS), pela vice-coordenadora, professora Camila Rodrigues (DAT/PPGPDS), e pelas professoras Isabela Fogaça (DAT/PPGPaCS) e Janaina Souza (DAT/PPGE), relacionando ecologia, turismo, sociedade e estratégias de negócios sustentáveis.
Aqui no Brasil, de 29 de agosto a 1 de setembro, o trabalho de campo ocorreu com atividades de trekking, birdwatching, observação de fauna e flora, além de momentos de palestra e debates com gestores. Temas como gestão de Unidades de Conservação e as dinâmicas do Turismo de Base Comunitária foram abordados. O roteiro do trabalho de campo incluiu a APA Guapimirim; o Quilombo do Feital; a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) e a Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA).
Serviço:
Para saber mais sobre o Natour, acesse https://natour-project.eu/
Saiba mais sobre como foi a o Encontro Internacional em https://www.instagram.com/
Conheça a Rede Natour Internacional em: https://natour-project.eu/
Mais informações sobre a Pós-graduação em: sec.natour.ufrrj@gmail.com
Texto com informações do DAT/PPGE
Edição: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ