A União Europeia aprovou o programa Erasmus World Design (EMDM), destinado à criação de um Mestrado Internacional em Agricultura Orgânica (MaCao,), liderada pela Universidade Politécnica de Cartagena, e contou com a participação de dez universidades da Europa e da América Latina, dentre elas, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O projeto inicia-se no âmbito da Rede Ìbero-Americana de Investigação em Agricultura Orgânica (Rediao).
O principal objetivo do MaCao é conceber um programa de mestrado inovador, internacional e multidisciplinar que capacite profissionais para serem responsáveis pelos grandes desafios da agricultura ecológica atual: as mudanças climáticas, a segurança alimentar e a estabilidade ambiental.
Para isso, será fomentada a colaboração entre estudantes e investigadores, bem como a sua participação em projetos aplicados em diferentes contextos agroecológicos.
A aprovação do projeto no âmbito do programa Erasmus World Design representa um passo fundamental, pois permite explorar as bases acadêmicas e as organizações de mestrado, explorar mecanismos de mobilidade estudantil e avançar na possível implementação de títulos conjuntos ou múltiplos. A Europa fortalece a cooperação transnacional e responde à linhagem do mestrado com as prioridades estratégicas da UE em sustentabilidade, ensino superior e internacionalização, bem como com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.