Texto: Thaís Melo*
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro vem oferecendo diversas atividades online e gratuitas durante o período de isolamento social. Dentre essas atividades estão as promovidas por professores do curso de Direito do Instituto Três Rios (ITR) da UFRRJ. As iniciativas começaram no dia 27 de abril e estão programadas para acontecerem até 9 de junho.
De acordo com o professor Vitor Almeida, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direitos Fundamentais, Relações Privadas e Políticas Públicas (Nurep) e membro do Departamento de Direito, Humanidades e Letras (DDHL) do ITR, as atividades desenvolvidas foram organizadas pelos professores Allan de Souza, Vanessa Souza e por ele próprio, todos integrantes do Nurep. Ainda segundo o docente, o grupo se formou em 2011 e consolidou a atual formação em 2018. Cada professor foi o proponente de um conjunto de eventos cadastrados na Central Extensionista de Dados (CED), mas todos participaram igualmente da formulação e elaboração das propostas submetidas.
As iniciativas foram abertas para a participação do público em geral, embora o conteúdo de algumas seja de maior interesse para os discentes de graduação. Segundo Vitor Almeida, a escolha das temáticas abordadas nas atividades levaram em consideração as ações regulares do Nurep, as pesquisas desenvolvidas por seus integrantes e a dimensão emergencial em razão da pandemia. Ao todo, as atividades propostas pelos integrantes do Nurep somam 80 horas.
Todas as atividades garantem aos participantes a emissão de certificados. A transmissão tem ocorrido pelas plataformas: RNP, Zoom e YouTube. O professor Vitor Almeida falou sobre a adaptação às ações online. “É uma dinâmica bastante peculiar que teve que ser aprendida em pouco tempo de maneira a proporcionar aos alunos uma experiência adequada e proveitosa mesmo que à distância e virtualmente”, contou o acadêmico.
O docente contou como vem sendo a resposta do público que participa das atividades. “Bem acima das nossas melhores expectativas. Todas as atividades tiveram suas inscrições esgotadas em pouco tempo, sendo que algumas antes mesmo da efetiva divulgação. A procura tem sido bem maior do que esperávamos. Algumas estão sendo oferecidas novamente em razão da demanda”, explicou o professor. O êxito do projeto levou os docentes a criarem um canal no Youtube para levar o conteúdo a mais pessoas.
A professora Érica da Silva, coordenadora do curso de Direito do ITR, relatou que o corpo docente do curso de Direito do ITR apresentou 24 propostas de diversos tipos como: palestras, mesas redondas e oficinas. Nelas são analisados os impactos da pandemia nas várias áreas do Direito: civil, consumidor, família, penal, empresarial, tributário, administrativo, constitucional e processual.
Segundo a coordenadora, algumas dessas ações já são tradicionais no curso de Direito do ITR pelos meios digitais. São elas: XI Seminário (Núcleo de Pesquisa em Direitos Fundamentais, Relações Privadas e Políticas Públicas): Saúde, vigilância e proteção de dados em tempos de Covid-19; VIII Seminário Diálogos Processuais e o II Seminário da Pós-graduação em Direito Processual Contemporâneo.
Érica da Silva também falou sobre como vê o futuro das atividades à distância. “Penso, que o legado desta iniciativa (plataforma CED) será muito positivo, pois facilitou a estruturação de atividades em todas as suas etapas”, finalizou.
Comunicação Proext*
Redes Sociais do NUREP:
Perfil no Instagram: @gpnurep
Canal no Youtube: NUREP
Calendário das atividades disponíveis na plataforma CED