E-book com ilustrações da fauna silvestre do Parque do Curió promove a educação ambiental. O livro, que apresenta a compreensão de alunos da rede municipal de ensino, é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade e a Prefeitura de Paracambi.
No segundo semestre de 2024, uma equipe de professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com o município de Paracambi, reuniu em um e-book ilustrações da fauna do Parque do Curió feitas por crianças. O objetivo do projeto era analisar os olhares e as percepções dos pequenos, promover a educação ambiental e também incentivar o desenvolvimento de habilidades.
O Parque Natural Municipal do Curió, localizado em Paracambi, é uma Unidade de Proteção Integral que concentra uma rica biodiversidade de animais e vegetais, além de abrigar diversas espécies endêmicas do bioma da Mata Atlântica, algumas que só são encontradas naquele local. Ele é o segundo maior parque municipal do estado e possui a maior variedade de árvores por hectare no Rio de Janeiro.
Devido ao Acordo de Cooperação Técnica entre a prefeitura e a UFRRJ, oficializado em 2014, o Curió tem se tornado um espaço de desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental, conduzidas por pesquisadores e estudantes da Universidade. O professor Marcelo Elias Fraga, do Departamento de Microbiologia e Imunologia Veterinária, gestor do Acordo, defende que o e-book é uma peça desse processo.
Fraga também explica que o livro surgiu a partir de uma proposta de divulgação do Parque e de sua importância para a comunidade do município. Ele foi pensado para ser um material didático utilizado em ambientes escolares, e a expectativa é que seja impresso ainda este ano.
A seleção das ilustrações foi feita por meio de um concurso entre as escolas municipais de Paracambi. As crianças com os melhores desenhos também participaram de uma cerimônia de premiação organizada pela Secretaria de Educação e de Meio Ambiente.
O professor Marcelo Fraga conta que as crianças desenharam muitos animais, mas que a parte vegetal foi pouco retratada. “Isso acabou gerando uma nova proposta. Estamos trabalhando em um novo livro só sobre os vegetais do Parque, a flora do Curió. Essa será a próxima etapa desse projeto”, disse.
Ele argumenta que é dessa maneira que o projeto funciona, avaliando a recepção e a interação do público, além de identificar as novas demandas que surgem a partir dos materiais e atividades de educação ambiental desenvolvidas pela equipe.
Os organizadores do livro são Marcelo Fraga, Mikaela Roberto, do Departamento de Letras e Comunicação Social, e Alexandre Guedes, do Departamento de Artes do ICHS/UFRRJ.
O e-book está disponível neste link.
Para mais detalhes, acesse o site do Acordo de Cooperação Técnica.
Texto: Laura Berg, estudante do curso de Jornalismo/Laboratório de Comunicação e Divulgação Científica, sob a supervisão da docente Alessandra de Carvalho
Imagens: Divulgação