Projeto coordenado pela professora Vania Rita Elias Pinheiro Bittencourt (Departamento de Parasitologia Animal/Instituto de Veterinária/UFRRJ) faz parte de proposta aprovada em edital do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Intitulada “Controle Biológico do carrapato Rhipicephalus microplus com o uso de fungos e nematoides entomopatogênicos”, a pesquisa da docente da Rural integra o projeto INCT – Entomologia Molecular, coordenado pelo professor Pedro Lagerblad de Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), que foi contemplado em quinto lugar entre as 252 propostas que receberam recomendação. Em 11 de maio, o CNPq divulgou a lista de projetos selecionados no Edital INCT –MCTI/CNPq/Capes/FAPS n° 16/2014.
O INCT – Entomologia Molecular conta com a participação de vários pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil e já fazia parte dos 115 INCTs já existentes desde 2009. O projeto também conta com a participação dos professores da UFRRJ Emerson Guedes Pontes (Departamento de Química) e Isabele da Costa Angelo (Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública), além do professor Everton Kort Kamp Fernandes (Universidade Federal de Goiás) e do pesquisador Donald Roberts (Utah State University, USA).
O edital tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos voltados à consolidação dos INCTs (que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação) e à formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional.
(Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ, com informações do professor Emerson Pontes)