Professores dos departamentos de Sociologia, Direito e Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), junto ao Fórum Grita Baixada, participaram, em 25 de agosto de 2025, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do RJ. O objetivo do encontro foi tratar do fenômeno dos desaparecimentos forçados, problema particularmente grave na Baixada Fluminense.
A audiência foi presidida pela deputada estadual Dani Monteiro (PSOL), contando também com as presenças dos deputados federais Tarcísio Motta e Pastor Henrique Vieira, ambos também do PSOL.
A professora de Sociologia da UFRRJ Nalayne Pinto e o sociólogo Adriano Araújo (Fórum Grita Baixada) apresentaram pesquisa envolvendo três departamentos e dois câmpus da Universidade Rural (Seropédica e Nova Iguaçu) – tendo também como pesquisadores os estudantes da graduação e egressos do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS/UFRRJ).
Na ocasião, foi apresentado o primeiro livro do projeto (um segundo será publicado ainda este ano). O e-book está disponível para download neste link: https://abre.ai/nzsG
A equipe é coordenada pelos professores José Cláudio Alves e Nalayne Pinto, do Departamento de Sociologia da UFRRJ, além de Adriano Araújo. O grupo também tem participação de Luciana Fernandes (Departamento de Ciências Jurídicas/IM/UFRRJ); Marcelo Princeswal e Bernardo Suprani (ambos do Departamento de Psicologia/UFRRJ); os estudantes Rafaela Pimentel e João Calebe Vidal, da Sociologia; e os egressos do PPCIS Amanda Gabrielle de Araújo, Augusto Perillo, Jaqueline Gomes e William Ferreira Jr.
A equipe também é formada por mobilizadores locais, selecionados em uma chamada interna da UFRRJ, e cuja atuação é central para o mapeamento da incidência dos desaparecimentos forçados nos municípios da região.
A professora Luciana Fernandes também apresentou uma cartilha que começou a ser elaborada com colaboração de 20 alunos de Direito do Observatório de Direitos Humanos (ODHIM-AA Extensionista). A publicação está disponível neste link: https://abre.ai/nzsE
Assista, abaixo, à audiência pública na íntegra:
Uma audiência pública sobre o mesmo assunto também foi realizada em Brasília no dia 28 de agosto. O evento contou com a presença da mesma equipe, envolvida na articulação para esta agenda no Rio de Janeiro.
Por Ricardo Portugal (jornalista do IM/UFRRJ), com informações da professora Luciana Fernandes (DCJUR/IM/UFRRJ)
Revisão e edição: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)