As professoras Márcia Pletsch e Stefhanny Lobo e Silva, da Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ, além de Adriana Pereira, da Rede Municipal de Nova Iguaçu, participaram do II Seminário das Práticas Colaborativas na Formação de Profissionais da Educação Especial, realizado em 22 e 23 de maio na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na ocasião, as docentes foram premiadas com o segundo lugar na categoria ‘Melhores trabalhos – pôsteres’ ao desenvolver um conjunto de ações e recursos de comunicação alternativa e ampliada para alunos com autismo.
“O evento marcou a finalização do projeto em rede ‘Formação de profissionais da Educação Especial na perspectiva colaborativa’ (Pro-Humanidades), financiado pelo CNPq e coordenado nacionalmente pela professora Débora Deliberato”, explicou Márcia Pletsch. “O trabalho contou com uma equipe de professores da Rural, UFRN, Uern e Uerj, além das instituições portuguesas Universidade de Évora e Instituto Politécnico. Na UFRRJ, o projeto também teve participação das professoras Catharine Seixas, Mariana Pitanga, Kelly Maia, Izadora Souza e Carla Marçal, além das bolsistas de Iniciação Científica Julinete Santos, Juliana Machado e Isabella Silva”.
“A premiação não apenas reconhece a excelência acadêmica, mas também reafirma a importância de um trabalho coletivo, ético e comprometido com uma educação inclusiva”, disse Stefhanny Lobo e Silva. “O prêmio representa o fortalecimento de práticas colaborativas que transformam a realidade de muitas escolas e evidenciam a potência da formação docente na Educação Especial”, concluiu a professora que, em nome das demais integrantes da equipe, parabenizou “as famílias, os/as alunos/as, as professoras da Escola Municipal Dr. José Brigagão Ferreira e toda a comunidade escolar da rede municipal de Nova Iguaçu”.
(Com informações e fotografia da profa. Márcia Pletsch)