A professora Mayra Goulart da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRRJ) e coordenadora do Laboratório de Partidos, Eleições e Política Comparada, analisou o que chamou de “cartilha do populismo de direita” em matéria publicada no site da UOL, referindo-se às estratégias de uso político dos programas sociais do atual governo federal.
“Quando mobilizados dessa maneira [programas sociais], muito ligados à figura do presidente, os programas sociais podem ser interpretados como mais uma forma de criar nichos eleitorais. A estratégia que mais deu resultado na conformação do que a gente entende por bolsonarismo é bem mais nichada. (…) Vai ser uma concorrência dentro do espaço discursivo em que a memória do PT ainda é muito forte.”
Para ler a matéria publicada no site UOL, visite Bolsonaro tenta escantear municípios e centralizar Bolsa Família (uol.com.br)
Mayra também fez uma análise da relação entre o crime organizado com a política nas eleições para o Jornal O Dia, em que menciona que a disputa política entre Bolsonaro e Lula terá influência inevitável nas disputas estaduais na eleição de 2022.
Para ler a reportagem de O Dia, visite A relação do crime organizado com a política nas eleições (Jornal O Dia)