A professora Camila Daniel, do Instituto Três Rios (ITR) e do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPaCS) apresentou, em 20 de setembro, a performance “Saia”, uma das atrações do festival internacional “Movimentos Migrantes: dança e música afro-latina na cena carioca”, realizado no mês passado no Centro de Artes da Maré, Rio de Janeiro/RJ. A programação gratuita reuniu artistas afro-latinos, periféricos, indígenas e migrantes do Brasil, Cuba, Moçambique e Peru, propondo novas formas de pertencimento e visibilidade no cenário artístico contemporâneo.
A performance “Saia” foi criada pela artista e professora Camila Daniel, que definiu sua apresentação como uma “escrevivência dançada”. Em cena, Camila costura gêneros afro-latinos: o Tondero e o Landó peruanos, a Rumba cubana e o Carimbó brasileiro.
“‘Saia’ propõe um diálogo entre o verbo e a indumentária — a saia — como expressão da liberdade das mulheres negras pelo território”, explica a docente, cuja trajetória transita entre a pesquisa acadêmica, as artes da cena e os estudos afro-latino-americanos.
“Saia” já tem uma nova exibição agendada para o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro de 2025, às 15h, na sede do G.R.E.S. Bom das Bocas, em Três Rios (RJ).
(Com informações e imagens cedidas pela profa. Camila Daniel – ITR/UFRRJ)