Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Professora de Farmácia da UFRRJ publica estudo sobre divulgação científica nas redes sociais

Professora de Farmácia da UFRRJ publica estudo sobre divulgação científica nas redes sociais

É notório o quanto o período de pandemia da Covid-19 levou a população mundial a ficar mais tempo diante das telas de smartphone acessando a internet, seja para se informar, seja para se entreter. Diante deste fenômeno social de maior utilização dos meios de comunicação digital, muitos pesquisadores passaram a usar as redes sociais, combinando conhecimento científico e linguagem popular, com o objetivo de divulgar a ciência para a grande massa.

 

A professora Jaqueline Rocha Borges dos Santos, do Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCFar) da UFRRJ, foi uma dessas pesquisadoras que tomou a iniciativa de levar o conhecimento farmacêutico para as redes sociais. O resultado desta experiência ela compilou no artigo Regional drug information center disseminates educational materials related to the COVID-19 pandemic, publicado na revista Exploratory Research in Clinical and Social Pharmacy.

 

No trabalho destacou-se a divulgação de materiais educativos sobre a Covid-19 e as possibilidades de tratamentos, incluindo estudos com vacinas, nas redes sociais do Centro Regional de Informação sobre Medicamentos (CRIM) da UFRRJ e nos canais de comunicação da UFRRJ, sobretudo Facebook e Instagram.

 

 

Coordenadora do CRIM/UFRRJ, a professora ressalta em seu artigo os números alcançados pela divulgação nas redes sociais, no período de maio a agosto de 2020, mostrando que os seguidores tiveram interesse, especialmente, pelas vacinas contra a Covid-19.

 

A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ) conversou com a docente para entender um pouco mais dessa parceria Comunicação-Ciência na busca de uma sociedade cientificamente bem informada.

 

 

Em sua experiência em divulgação científica nas redes sociais, o que mudou do início da pandemia para o momento atual?

 

Jaqueline dos Santos: Enxergo que, ao longo da pandemia, houve um aumento de dedicação e empenho à divulgação científica, confirmada pela criação de novos perfis no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube de projetos ou grupos de pesquisa de nossa Universidade e de outras. Nesse sentido, os pesquisadores e estudantes buscaram construir materiais com linguagem acessível e didática, com disseminação de informações científicas. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foi reconhecido e mais utilizado na pandemia.

 

Qual foi a maior dificuldade na adaptação do conteúdo do saber científico para a linguagem do público em geral?

Jaqueline dos Santos: O maior desafio foi escrever de maneira clara, acessível e de fácil entendimento, sem modificar o significado real das informações. Uma linguagem extremamente simplista pode modificar a informação transmitida por um dado ou evidência científica; e uma linguagem rebuscada pode dificultar a compreensão para entendimento do leitor/público. Por essa razão, buscamos utilizar de maneira complementar figuras e fluxogramas, para garantir maior compreensão e melhor entendimento. Somado a isso, inserimos em todos os materiais o referencial científico ao tema abordado em cada card ou grupos de cards.

 

Em que medida as redes sociais têm papel relevante na atualidade para a divulgação científica?

 

Jaqueline dos Santos: Na atualidade, devido à comunicação maior estabelecida de maneira remota, os canais de comunicação representados por redes sociais são acessados no cotidiano, com maior frequência. Nesse contexto, as redes sociais assumem um espaço também para transmitir informações, de maneira atrativa, com linguagem acessível. Por isso, os espaços em redes sociais preenchidos e ampliados com divulgação científica se tornam uma realidade crescente em tempos de pandemia; de modo que conquistam credibilidade à medida que transmitem informações com referencial científico, representado por artigos com impacto em evidência publicados ou com respaldo a partir de publicações da Organização Pan-americana de Saúde (Opas)/ Organização Mundial da Saúde (OMS) ou Institutos de Pesquisa. Assim, as redes sociais também crescem como espaço para divulgação científica, exercendo impacto positivo ao conhecimento objeto de busca dos usuários de redes sociais.

 

Quais foram os critérios de escolha dos subtemas sobre covid-19 a serem tratados nos cards?

 

Jaqueline dos Santos: Os critérios emergem da necessidade apontada por demandas em saúde, especialmente voltadas à pandemia e a relação com possibilidades de tratamentos e vacinas, o uso irracional de medicamentos (como Hidroxicloroquina, Ivermectina) e especialmente para combater inverdades e “fake news” disseminadas em redes sociais e WhatsApp. Curiosamente, dentre os materiais elaborados e divulgados, nota-se, conforme demonstrado no artigo publicado, que houve um interesse maior em saber sobre vacinas aprovadas e as fases de estudo delas; assim como qual é o processo e quanto tempo demora para aprovar uma vacina. Com isso, fica evidente a ansiedade do público em saber sobre a possibilidade de imunização (garantida por vacinas) e tratamento para Covid-19. Assim, os critérios de escolha para os temas nasceram naturalmente, com o cotidiano de rápidas informações, dúvidas e uso irracional de medicamentos para Covid-19, em 2020.

 

Na formação acadêmica do cientista, atualmente, há preocupação com essa linguagem voltada para o público leigo?

 

Jaqueline dos Santos: Claramente, não há essa preocupação na formação e trajetória acadêmica do cientista. Embora, a relação entre redes sociais e divulgação científica esteja aqui para acentuar essa necessidade. Por essa razão, a construção do saber científico e como essa construção é transmitida à sociedade, sempre estiveram distantes do dia a dia da população. Assim, nota-se que a influência do senso comum agora incrementada com as “fake news” dificulta o discernimento das pessoas que buscam informações nas redes sociais. Por isso, a incorporação de aproximação de linguagem e a comunicação acessível estabelecida com a população são fundamentais desde a graduação, com ações continuadas e dialogadas em redes sociais ou pessoalmente nas ruas/comunidade. Sem dúvida, a criação de disciplina na graduação e pós-graduação com abordagem em divulgação científica, somado à inclusão nos projetos pedagógicos de cursos garantiria na formação acadêmica esse conhecimento e modelo de prática a ser adotada de modo permanente.

 

Redes sociais do Centro Regional de Informação sobre Medicamentos (CRIM) da UFRRJ:

Facebook

Instagram

 

Texto: Fernanda Barbosa, Jornalista da CCS/UFRRJ

Imagens: Facebook e Instagram do Centro Regional de Informação sobre Medicamentos (CRIM) da UFRRJ

 

 


Postado em 28/10/2021 - 09:59 - Atualizado em 05/11/2021 - 15:36

Notícias Relacionadas

Cientista da UFRRJ descobre nova espécie de begônia em Ilha Grande-RJ
Professora do CPDA/UFRRJ publica livro sobre mudanças climáticas
Rural e Seropédica brindaram à ciência em evento inédito
CCG/UFRRJ desenvolve pesquisa com soja para produtores rurais terem opções mais rentáveis na escolha da variedade
1ª Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social da Baixada Fluminense

Últimas Notícias

PARFOR Equidade Professores formadores Edital nº01/2024 - 26/07/2024
Resultado parcial da Seleção PARFOR Equidade Professores formadores Edital nº01/2024

Edital nº 01/2024 PARFOR Equidade Professor Formador UFRRJ - 25/07/2024
Resultado da entrevista e pontuação de currículo do PARFOR Equidade para o edital de professores

Resultado final de estudantes para o Edital nº08/2024 - 22/07/2024
Resultado final de estudantes para o Edital nº08/2024 PARFOR Equidade Estudantes

Colação de grau coletiva (ordinária) - Resultado Final - 19/07/2024
Colação de grau coletiva (ordinária) – Resultado Final

PARFOR - UFRRJ - 19/07/2024
Resultado Recursal das Cotas de Acesso PcD – Edital nº 08/2024 PARFOR Equidade Seleção de Estudantes

mais notícias

Skip to content