
A professora da UFRRJ Suze Guimarães é a primeira geofísica a se tornar conselheira no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ). O feito traz duas marcas históricas: o reconhecimento do exercício da profissão de geofísico no Brasil e a consolidação da presença feminina na área das geociências.
“Eu já tenho um pioneirismo nessa parte de divulgação – primeiro da geociências em si e, segundo, da presença feminina nesta área. A gente vem tentando mostrar as atividades, fortalecer e dar visibilidade ao trabalho feminino nas geociências”, disse a docente em matéria publicada em 12 de janeiro na página do Crea-RJ.
Graduada em Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Guimarães fez mestrado e doutorado em Geofísica pelo Observatório Nacional. Na Rural desde 2023, a docente atua no Departamento de Petrologia e Geotectônica (DePetro) do Instituto de Geociências (IGeo/UFRRJ), ministrando as disciplinas de Geofísica (graduação) e de Geodinâmica/Termofísica (pós-graduação).
A professora também é membro da Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências (ABMGeo), da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e da International Heat Flow Commission (IHFC).
Regulamentação
Segundo informações do site do Crea-RJ, a entrada de Suze Guimarães no Crea-RJ “só foi possível graças à sanção da Lei nº 15.074, em 2024, que regulamentou o exercício da profissão de geofísico no Brasil”.
Ainda de acordo com o Conselho, “os geofísicos que desejam realizar seu registro profissional já podem consultar o portal de serviços do Crea-RJ para verificar a documentação necessária conforme a nova legislação”.
(Com informações e fotografia do Crea-RJ)