Eliane Cipolatti apresentará estudo sobre aproveitamento do caroço de abacate e destaca liderança feminina na ciência
A professora Eliane Pereira Cipolatti, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), será uma das palestrantes da edição 2025 da Rio Innovation Week (RIW), que ocorre entre os dias 13 e 16 de agosto, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. A apresentação será na próxima quinta-feira (14), às 13h20, no Palco Hub, com o tema “Caroço que vale ouro: biotecnologia em mãos femininas”.
Na palestra, Eliane abordará o aproveitamento de resíduos agroindustriais, com foco no caroço de abacate, utilizado como matéria-prima em uma pesquisa coordenada por ela e pela professora Marisa Fernandes Mendes, ambas do mesmo departamento da UFRRJ. O projeto ganhou visibilidade nacional ao ser destaque no site do programa Globo Rural, em 14 de maio deste ano, e também foi reconhecido no edital Jovem Cientista Mulher, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
A iniciativa passou a integrar uma rede de colaboração científica formada a partir do edital, reunindo também as pesquisadoras Gizele Cardoso e Luciana Cunha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Evelin Manoel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A rede conta ainda com parcerias internacionais, incluindo a Universidad Nacional de Trujillo e o Cite Chavimochic, ambas instituições peruanas.
Eliane também está à frente de diversos projetos de pesquisa voltados à inovação em produtos naturais e processos sustentáveis, como: imobilização de lipase para obtenção de ésteres aromáticos naturais; reaproveitamento da cadeia produtiva do pequi; extração com fluido supercrítico aplicada a plantas medicinais com potencial terapêutico; aplicações funcionais de biocompostos do óleo de abacate; e desenvolvimento de produtos sustentáveis a partir de bioativos do lúpulo.
Além do ensino e da pesquisa, ela coordena a Divisão de Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica da Agência de Inovação da UFRRJ, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
A RIW reúne representantes dos setores público, privado e acadêmico para debater tendências em tecnologia, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo.
Texto: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista da PROPPG/CCS
Foto: Acervo pessoal de Eliane Cipolatti