A professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Elis Angelo fez a conferência de abertura do 6º Ciclo Ibero-americano de Diálogos Contemporâneos (CIDC), realizado entre os dias 20 e 22 de maio na cidade do Porto, Portugal. A docente do curso de Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPaCS) palestrou sobre o tema “Os processos de patrimonialização e seus impactos nos discursos de preservação: história, poder e sociedade”.
O evento foi uma realização do Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura (Conjugare), do Núcleo de Patrimônio, Arquitetura e Memória (Nupam) e do PPGPaCS, contando com o apoio da Editora Cravo.
“A ideia foi tratar de questões relevantes do processo de patrimonialização levando em conta os discursos produzidos ao longo de gerações perpetuadas desde os anos 30 do século XX, expondo critérios e formas de coação hegemônica na concepção e manutenção de regramentos acerca do patrimônio cultural”, disse a professora.
É possível assistir à conferência na íntegra em: