Fabrina Pontes Furtado, professora do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS) e do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi uma das entrevistadas pelo Le Monde Diplomatique Brasil para reportagem sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês).
A matéria publicada em 6/11 aborda as promessas, números e controvérsias da iniciativa.
Para a docente da UFRRJ, ao transformar a conservação das florestas tropicais em ativo financeiro, o TFFF desloca o sentido político e coletivo da proteção ambiental para o terreno da especulação e da gestão de risco.
“O que se apresenta como instrumento de solidariedade global funciona, na prática, como engrenagem de endividamento, disciplinamento fiscal e captura de valor, com o Banco Mundial, bancos privados e gestoras de investimento atuando como centros de decisão”, disse Fabrina em entrevista para o jornal.

Para ler a reportagem na íntegra, acesse: https://diplomatique.org.br/fundo-de-florestas-tropicais-para-sempre-promessa-numeros-e-controversias/
Edição: Michelle Carneiro – Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).