A professora Ana Garcia (Relações Internacionais/ICHS/UFRRJ) é uma das integrantes da comissão julgadora do Prêmio Elmar Altvater, edição 2026, promovido pela Universidade de Kassel, na Alemanha. Com inscrições abertas até 30 de junho de 2026, o concurso é aberto para teses de doutorado, com premiação de 2.000 euros.
O prêmio homenageia o professor e economista Elmar Altvater (1938-2018), cujo trabalho foi marcado pelo engajamento político e pela análise crítica do capitalismo. De acordo com os organizadores, o objetivo do concurso é “encorajar jovens acadêmicos a continuarem a tradição de pensamento crítico sobre a degradação e destruição da natureza em nome do ‘preço do progresso’” – uma tradição que o professor Altvater “representou de forma excepcional”.

Para concorrer ao prêmio, a tese deve se ligar ao campo de “uma crítica economicamente ampliada da economia política”, tratando de tópicos como “a crescente desordem do modelo global de acumulação de capital”, “globalização oligárquica”, “as consequências ecológicas, sociais e econômicas dos projetos de extração em larga escala”, entre outros temas.
Serão aceitas teses em língua portuguesa, desde que acompanhadas de um resumo em inglês (com extensão entre 3 mil e 6 mil palavras).
Para mais informações e procedimentos para a inscrição, acesse o documento abaixo:
Texto: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ), com informações da profa. Ana Garcia (ICHS/UFRRJ)