A professora de Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Ana Saggioro Garcia, foi entrevistada pelo jornal O Globo para comentar a estratégia adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação ao Brics.
A reportagem, publicada nesta segunda-feira, 25/8, analisa os impactos das medidas econômicas e tarifárias adotadas pelos EUA para conter avanços do bloco, que reúne países emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de novos membros incorporados recentemente.
Segundo Ana Garcia, apesar do discurso de líderes do Brics sobre reduzir a dependência do dólar, as discussões mais radicais não avançaram durante a presidência brasileira do grupo neste ano. A especialista destaca que o Brasil manteve uma postura mais reformista, com foco em facilitar o comércio, e não em adotar medidas que representem um rompimento com a moeda americana.
“É óbvio que a dependência do dólar é muito nociva para todos os países. Mas a China, por exemplo, não está preparada o suficiente para que a sua moeda venha substituir o dólar. Essa questão da moeda, de fato, é retórica, mas é um debate politicamente muito importante, porque o dólar vai ser usado como uma arma para pressionar países que não estejam agindo conforme os preceitos colocados pelos americanos”, afirmou a docente em entrevista ao jornal.
A reportagem completa pode ser lida no site do jornal O Globo.