Comunicação Proext
Flávio Anastácio de Oliveira Camargo, professor do Departamento de Solos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, recebeu certificado de Honra ao Mérito e a medalha comemorativa do centenário da UFRRJ na manhã do dia 6 de dezembro. A cerimônia ocorreu no Auditório Professor Gusmão (Salão Azul) e contou com a presença de professores e alunos da UFRRJ, além do reitor Ricardo Louro Berbara e do Pró-reitor de Extensão Roberto Lelis.
A homenagem foi uma iniciativa do Departamento de Solos e dos programas de Pós-Graduação de Ciências Agrárias da UFRRJ, tanto pelo seu vínculo de formação acadêmica científica e pelo legado do professor na área da Ciência do Solo no Brasil. O docente se graduou em Licenciatura em Ciências Agrícolas em 1989 e também realizou o mestrado pela Rural em 1992. Fez doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É conselheiro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, do Amazonas e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O professor ainda faz parte do Conselho Técnico Científico da Educação Superior da Capes.
Emocionado, o docente relembrou um pouco da sua trajetória acadêmica na UFRRJ. “Saí de lá (Rio Grande do Sul) com uma malinha cheia de medos, esperanças e expectativas”, lembrou. “Eu devo tudo a Rural. Mais uma vez eu agradeço por tudo. Muito obrigado”.