O professor Cícero Pimenteira, do curso de Ciências Econômicas do Instituto Três Rios (ITR/UFRRJ), concedeu entrevista ao Jornal do Clube de Engenharia sobre lixo urbano.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, que já existe há 6 anos, prevê, entre outras resoluções, as prioridades para a destinação de lixo. O plano nacional serve como base para a elaboração de planos estaduais e municipais, condição para o acesso aos recursos da União. No entanto, como explica a reportagem, as prefeituras brasileiras não vêm aplicando os preceitos da política nacional e priorizam os aterros sanitários.
Conforme explica o docente na reportagem, a lei não é de difícil execução.
– A dificuldade no texto é de fazer um correto planejamento. Seis anos é tempo suficiente para que tivéssemos planos municipais de manejo de resíduos bem elaborados. Às vezes as prefeituras não têm corpo técnico para isso, mas há universidades, centros acadêmicos, empresas de engenharia e consultorias que podem entregar esse planejamento pronto para as prefeituras, que só executariam. E os governos teriam de convencer a indústria a absorver produtos oriundos da coleta seletiva para reciclagem – explica Pimenteira.
Para acessar o jornal e ler a reportagem na íntegra, visite http://portalclubedeengenharia.org.br/info/jornal-do-clube-de-engenharia-n-570-setembro