O professor Marco Antonio Perruso, do Departamento de Ciências Sociais (ICHS/UFRRJ), câmpus Seropédica, foi entrevistado pelo Instituto Humanitas Unisinos. O docente falou sobre a conjuntura política brasileira e mundial, e destacou o populismo em suas vertentes à direita e à esquerda, no Brasil.
Perruso esclarece as origens do termo e aponta que a derrota da extrema-direita populista não é fadada com a simples vitória de uma reedição do lulismo. O professor indica que vivemos uma espécie de entressafra de processos revolucionários, ou, uma falta de horizonte.
“O retorno ou a reinvenção do populismo revela mais profundamente a falta de horizontes mudancistas radicais no Brasil e no mundo. Tais horizontes não serão alterados por meros projetos intelectuais de supostos intérpretes dos mais pobres, ao menos enquanto novos e velhos sujeitos subalternizados não desenvolverem movimentações societárias na direção de transformações estruturais”, explica.
Para ler a entrevista na íntegra, visite https://www.ihu.unisinos.br/624423-ventos-populistas-que-varrem-o-globo-revelam-profunda-falta-de-horizonte-entrevista-especial-com-marco-antonio-perruso