O professor Marcos Bacis Ceddia, do Departamento de Agrotecnologias e Sustentabilidade (Instituto de Agronomia), vai representar a UFRRJ na 3ª edição da Rio Innovation Week, que será realizada de 3 a 6 de outubro no Pier Mauá, Rio de Janeiro. Ceddia vai ministrar a palestra “Agricultura Digital: dimensões ambientais e socioeconômicas”, às 11h, nesta terça-feira (3/10).
Na palestra, o professor pretende ressaltar que a agricultura digital é um caminho imprescindível para tornar a agricultura brasileira mais competitiva e ambientalmente mais adequada. “É uma ferramenta que pode ser entendida como interdisciplinar e transversal, não limitada a regiões, cultivos ou classe social de produtores, e que trará benefícios nas cadeias produtivas agrícolas, promovendo novas abordagens e aplicações”, escreve a direção do IA, em divulgação do evento.
Ainda segundo o IA, a apresentação do docente vai abordar “os benefícios ambientais e o grande desafio de reduzir a desigualdade de acesso à informação, infraestrutura e mecanismos de mercado para abranger os benefícios da agricultura digital para os agricultores familiares, que respondem por parcela majoritária dos alimentos que vão à mesa dos consumidores brasileiros”. Além disso, “o professor Marcos vai mostrar que a nossa segurança alimentar está dependente da agricultura familiar, e que o agricultor familiar ainda não recebeu a devida atenção dos diversos setores da economia para que possa digitalizar a cadeia produtiva que eles estão inseridos”.
A startup Biohop, com sede na UFRRJ, também estará presente numa sessão de Pitch das startups do Programa Doutor Empreendedor da Faperj, em 3/10, às 11h, na sala multiuso Arca HUB. No dia 5, vai expor nas bancadas Open Innovation Alley, no pavilhão Open Innovation (Bloco C3); e, no dia 6, no estande da Snash (HUB da Sociedade Nacional de Agricultura), no espaço Agro.
Mais informações em https://rioinnovationweek.com.br/
Informações do IA/UFRRJ
Edição: CCS/UFRRJ
Imagens: divulgação IA