O professor Pedro Hussak (Departamento de Filosofia/ICHS/UFRRJ) realiza, entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026, um estágio de pós-doutoramento na Universidade Paris 8, na França. A atividade integra o projeto “Marginalidades e minoridades na Filosofia”, parceria que reúne, ao lado de UFRRJ e Paris 8, as universidades Federal Fluminense (UFF) e Montpellier 3.
Além de desenvolver pesquisa e dar aulas na Universidade Paris 8, Hussak também organizou um seminário no mês passado e ministrou palestra na última sexta-feira (5/12).

Hussak divide com a professora Fabienne Brugère a condução do curso “Foucault et les arts”, voltado para os estudantes de graduação e de mestrado em Filosofia na Universidade Paris 8. Brugère também é a supervisora do pós-doc de Hussak na instituição francesa.
“Já o seminário ‘Esthétique: dedans et dehors’ [‘Estética: dentro e fora’], realizado em 25 de novembro na Kulturakademiet de Paris, propôs um debate sobre os limites da estética, o que ela deixou de fora e seus atravessamentos disciplinares – como é o caso da antropologia”, explicou o professor da UFRRJ.


Em 5 de dezembro, Pedro Hussak ministrou a palestra “Estética, educação e emancipação em Paulo Freire e Jacques Rancière”, na Universidade de Montepellier.
“Essa palestra se insere no quadro de uma parceria com a professora Cécile Bougarde, que fez um estágio de pesquisa na Universidade Rural em maio e abril deste ano, sob minha supervisão, para realizar uma pesquisa sobre os CIEPs”, disse Hussak.
Com coordenação de Danilo Bilate, professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ, o projeto “Marginalidades e minoridades na filosofia” é oriundo de um edital do CNPq de apoio à cooperação internacional de grupos de pesquisa.
Com informações do prof. Pedro Hussak
Imagens: divulgação