O professor Francisco José da Silva, do Departamento de Petrologia e Geotectônica do Instituto de Geociências da UFRRJ, visitou a Universidade de Kütahya Dumlupınar, Turquia, onde ministrou a palestra “Uma breve visão da história da mineração de ouro no sudeste do Brasil e sua geologia associada”. A atividade, realizada em junho deste ano, foi fruto de um Memorando de Entendimento celebrado entre a UFRRJ e a instituição turca. O docente da Rural foi recepcionado como acadêmico visitante pelo Dr. Mehmet Serkan Akkiraz e outros cientistas e pesquisadores.
“A visita teve como objetivo importante a troca de experiências acadêmicas, principalmente na área da geologia econômica e tratamento de dados geológicos e paleontológicos”, explicou Silva. “Também debatemos sobre a possibilidade de intercâmbio entre docentes e discentes de ambas universidades, além de futuros projetos de pesquisa e a elaboração conjunta de artigos científicos”.
A apresentação do professor abordou as características geológicas das áreas históricas de mineração do ouro na região sudeste do Brasil, o desenvolvimento dessas atividades ao longo do tempo e sua situação atual. O público foi formado por pesquisadores, professores e estudantes da graduação e da pós-graduação do Departamento de Engenharia Geológica da Universidade de Kütahya Dumlupınar.
Silva destacou a hospitalidade da universidade turca, além do “grande interesse dos turcos pelas atividades da UFRRJ”. “Ter visitado e interagido com esta universidade foi, seguramente, um dos momentos mais altos de minha carreira acadêmica”, disse o docente.
(Com informações e fotografias do prof. Francisco José da Silva – Igeo/UFRRJ)