O professor Humberto Kzure, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/IT/UFRRJ), é o presidente da comissão julgadora do Concurso Pequena África, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com os organizadores, o objetivo é escolher as três melhores propostas para a criação de uma identidade visual para um Museu de Território (um “museu a céu aberto”), com o propósito de valorizar a presença negra na formação da cultura carioca. A área da Pequena África compreende os bairros históricos da Gamboa, Santo Cristo e Saúde, situados na Zona Central e na Zona Portuária da Cidade do Rio de Janeiro.
“As propostas devem integrar marcos históricos e percursos significativos, por meio de intervenções de arquitetura, urbanismo, paisagismo e mobiliário urbano. Devem também promover uma conexão visual e sensorial, que destaque a presença da cultura africana e afro-brasileira no espaço público”, informa o BNDES no site do concurso.
Além do professor Kzure, indicado pelo Instituto de Arquitetos e Urbanistas (IAB/RJ), também compõem o júri os seguintes profissionais: José Antonio Mendes Casas Novas (indicado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/RJ), Sinara Rúbia (representante do Comitê Gestor do Cais do Valongo), Letícia von Krüger Pimentel (por indicação do Iphan-RJ) e Jaqueline Matta (indicada pela Prefeitura do Rio de Janeiro).
(Com informações do prof. Humberto Kzure. Fotografia: arquivo)