Nesta quarta-feira (22/2), o professor Humberto Kzure-Cerquera, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia (DAU/IT), fez a abertura de sua exposição na cidade de La Rochelle, na França. A obra de Kzure-Cerquera – uma instalação artística e arquitetônica intitulada “Asikiri – départs forcés” – ficará exposta até 23 de março de 2023 no Centre Intermondes de la Rochelle, de segunda à sexta, das 14h às 18h (horário local), com entrada franca. O docente da Rural foi o primeiro brasileiro a ser contemplado com uma bolsa para uma residência acadêmica e artística no Centre Intermondes La Rochelle (saiba mais aqui).
No livreto de apresentação, Kzure-Cerquera explica que o termo AṢIKIRI, da língua iorubá, é usado para designar os migrantes. A instalação do arquiteto representa um barco negro, “em alusão aos navios negreiros, mas também às embarcações precárias e superlotadas” utilizadas hoje em dia nas perigosas travessias de migrantes – vindos principalmente da África – que buscam uma vida melhor nos países da Europa.
“A reflexão nesse trabalho de arte também se propõe a ser o lugar para a valorização de múltiplas identidades, da memória coletiva e da esperança por liberdade, igualdade e fraternidade”, descreve o professor em seu texto. “Sua materialização como um ‘barco negro’ busca reforçar o ato de resistência de corpos e almas que sobreviveram, apesar do rastro de sangue deixado entre salgadas águas”.
A exposição de Kzure-Cerquera é realizada numa parceria institucional que reúne UFRRJ, Université de La Rochelle, Voda e Solidarité Migrants.
Destaque na mídia francesa
A exposição do professor da UFRRJ foi noticiada pelo jornal Sud Ouest, em 17 de fevereiro, com uma nota intitulada “Le ‘bateau noir’ d’Humberto Kzure-Cerquera”.
De acordo com o diário da região, “o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro evoca, através de uma instalação artística, os barcos que transportam pessoas forçadas a migrar por conta da fome ou da guerra” (em tradução livre).
Ainda segundo o jornal, a obra de Kzure-Cerquera está incluída num ciclo sobre o Brasil, iniciado em outubro do ano passado com a exposição “Rio de Janeiro, en couleur et en relief”, no Musée du Nouveau Monde, em La Rochelle.
(CCS/UFRRJ, com informações e imagens fornecidas pelo prof. Humberto Kzure-Cerquera)