Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 19 de novembro, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis da UFRRJ, Jonas Alves da Silva Junior, recebeu diploma de reconhecimento e gratidão por atividades desenvolvidas na pandemia de Covid-19. A premiação ocorreu por iniciativa do vereador João Mendes de Jesus.
Jonas Alves também é coordenador do Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (Legesex/UFRRJ), onde desenvolve ações on-line desde o início do período pandêmico, em parceria com alunos/as e pesquisadores/as. “De abril de 2020 até o momento, organizamos 50 lives, entre entrevistas, mesas redondas, conferências e aulas abertas, atendendo a um público estimado de 5 mil pessoas. Essa estimativa foi levantada com base no número de visualizações, articulada à quantidade de inscritos/as nas plataformas de extensão da UFRRJ. Todas as nossas ações são cadastradas para que, tanto participantes como equipe organizadora possam ser devidamente certificados. Nesse período de pandemia, ofertamos também sete cursos de extensão universitária, em sua maioria, oferecidas para estudantes de graduação e/ou professores/as das redes públicas. Ao todo, concluíram nossos cursos 757 pessoas”, relata Jonas.
Além das ações organizadas pelo Legesex, junto a equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Jonas propôs e executou lives, palestras e cursos de extensão sobre gênero, relações étnico-raciais e auto-cuidado, sobretudo para a comunidade ruralina.
O docente também foi um dos organizadores de três livros lançados durante a pandemia: Formação docente, cidadania e direitos humanos, autores Jonas Alves da Silva Junior, Maria de Lourdes Ramos da Silva (Orgs.); Educação, raça, gênero e sexualidades: perspectivas plurais, autores Rosangela Aparecida Hilário, Tiago Dionísio da Silva, Jonas Alves da Silva Júnior, Igor Veloso Ribeiro (Orgs.); Feminismos e educação, autores Jonas Alves da Silva Junior, Liliana Rodrigues, Marcélia Amorim Cardoso (Orgs.).
Por Michelle Carneiro, jornalista da CCS/UFRRJ.