O Brasil celebra nesta quarta-feira (16) o primeiro Dia Nacional da Lembrança do Holocausto. A data comemorativa, instituída no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após aprovação do Congresso, foi escolhida em homenagem ao embaixador brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas, que salvou centenas de pessoas do nazismo.
Em entrevista para o podcast RFI Convida da RFI, rádio francesa de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas, o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Fábio Koifman, fala sobre a relevância da data para o Brasil.
O trabalho de pesquisa de Fábio Koifman, que publicou em 2002 a biografia “Um Quixote nas trevas”, foi fundamental para o resgate da memória do embaixador.
O docente atuou para a escolha de 16 de abril, data da morte do embaixador, para marcar o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto. As vítimas do regime nazista já são lembradas em todo o mundo, anualmente, em 27 de janeiro. Mas para Fábio Koifman, esse dia nacional também era realmente necessário, principalmente nesse momento de “intolerância generalizada” e aumento do “racismo”.
Para ouvir a entrevista, acesse: https://www.rfi.fr/br/podcasts/rfi-convida/20250416-brasil-primeiro-dia-nacional-da-lembran%C3%A7a-do-holocausto-homenageia-diplomata-que-salvou-judeus
Portais de notícias brasileiros repercutiram a notícia, conforme os links a seguir:
UOL Notícias – Brasil: primeiro Dia Nacional da Lembrança do Holocausto homenageia diplomata que salvou judeus
Portal Terra – Brasil: primeiro Dia Nacional da Lembrança do Holocausto homenageia diplomata que salvou judeus
Edição: CCS/UFRRJ.