Dados preliminares do Censo 2022 revelam que Guaratiba foi o bairro que mais cresceu em toda a cidade do Rio de Janeiro. São quase 177.000 moradores – 53 mil a mais do que o registrado no Censo 2010.
Esses dados corroboram outro resultado: a Zona Oeste do Rio é a parte da metrópole que mais cresceu entre 2010 e 2022.
Com base nesses números, o jornal Folha de São Paulo consultou o docente Andrews Lucena, do Instituto de Geociências (Igeo/UFRRJ), especialista em climatologia geográfica, meteorologia urbana e desenvolvimento urbano da região metropolitana do Rio de Janeiro, para entender outro fenômeno de Guaratiba: a sensação térmica que, no último domingo (17/03), bateu a casa dos 62,3°C.
Lucena explica que a região tem um histórico de sensação térmica elevada, pois está confinada entre dois maciços. “O ar que desce é quente e fica parado, ele entra no Mendanha e fica retido pela Pedra Branca”, explicou o docente.
O texto “Com sensação térmica de 60°C, Guaratiba é a região que mais cresce no Rio de Janeiro” foi divulgado nesta quinta-feira (21/03) no jornal Folha de São Paulo. A reportagem na íntegra pode ser lida em https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/03/com-sensacao-termica-de-600c-guaratiba-e-a-regiao-que-mais-cresce-no-rio-de-janeiro.shtml