Em reportagem publicada pelo jornal Correio Braziliense com repercussão sobre a fala polêmica do ministro Paulo Guedes, o professor Joilson Assis Cabral, do Departamento de Ciências Econômicas (ICSA), analisou a proposta para diminuir o desperdício de alimentos.
Trechos destacados da matéria “Brasileiro enche o prato e desperdiça comida, diz Guedes”
“Para o economista Joilson Cabral, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o aumento da pobreza na pandemia, a proposta de Guedes seria, além de ilógica, ineficiente. “Não é uma fala verdadeira, do ponto de vista econômico. O ministro está propondo uma espécie de “cata xepa”, para que os mais pobres lidem com os “restos””, afirma o especialista.
De acordo com Cabral, o Governo precisa, na verdade, investir em políticas para reduzir o preço dos alimentos. “É preciso um estoque regulador para controlar a oscilação dos preços dos alimentos, além da redução de tributos, principalmente sob os alimentos da cesta básica”, explica.”
Leia o texto completo em: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2021/06/4931999-brasileiro-enche-o-prato-e-desperdica-comida-diz-guedes.html