Equipe:
Coordenador Geral da Pós-Graduação: Prof. Dr. David do Carmo Malvar
Equipe Técnica: Andrea Renovato, Thaís de Oliveira e Cristiane Ventura
E-mails: saproppg@ufrrj.br e saproppgufrrj@gmail.com
Não temos telefone, o contato é realizado somente por e-mail.
Horário de atendimento ao público: Funcionamos de segunda a sexta-feira, das 9 às 11:30 e das 13 às 16 horas.
Localização: Sala 115 do Pavilhão Central (P1) – 2º andar – Campus Seropédica
Endereço: BR 465, Km 7 – CEP: 23.897-000
Links Importantes:
Sites dos Cursos de Mestrado e Doutorado da UFRRJ: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/?page_id=248
Editais abertos para ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S
Editais abertos para ingresso nos Cursos de Especialização/Lato sensu: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=L
Normativas Acadêmicas da Pós-Graduação: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduacao/regulamentos-e-regimentos/
Calendário das Reuniões da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação de 2023: Clique aqui.
Menus:
1 – Documentos e Informações Importantes
2 – Orientações SIGAA e Perguntas Frequentes
3 – Orientações SIPAC – Mesa Virtual
Serviços ao Público Externo:
Retirada de Diplomas (para os cursos de mestrado e doutorado) e Certificados (para os cursos de especialização)
1) Como posso saber se meu diploma/certificado está pronto? E como faço para retirá-lo?
Resposta: A Secretaria Acadêmica tem o prazo de até 30 (trinta) dias corridos para expedir o diploma/certificado. Para os diplomas, o prazo é contado a partir da execução dos procedimentos pela coordenação/secretaria do programa de pós-graduação. Para os certificados, o prazo é contado a partir da aprovação do Relatório Final do curso pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.
O discente deve entrar em contato com a Secretaria Acadêmica através dos e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com para verificar se o diploma/certificado está pronto.
No caso dos discentes do SIGAA, quando o processo de homologação da dissertação/tese passar ao status de “Arquivado”, significa que o diploma está pronto e poderá ser retirado conforme orientação a seguir.
O diploma/certificado deverá ser retirado na sala 115 do Pavilhão Central (P1), em Seropédica, no horário de funcionamento do setor. O histórico oficial é o do SIGAA e o aluno pode obtê-lo acessando o Portal do Discente, aba Ensino – Emitir Histórico. Para retirar o diploma/certificado, o aluno deverá trazer documento original de identificação oficial com foto. Outra pessoa que venha em seu lugar, deverá vir com procuração simples com assinatura autenticada em cartório ou assinatura eletrônica do Gov.br, a procuração deve ser original. O procurador deverá trazer documento original de identificação oficial com foto dele. A procuração ficará retida em nosso setor. Servidor público da UFRRJ não pode atuar como procurador (Lei Federal nº 8.112/90, art. 117, inciso XI). Os modelos de procuração podem ser encontrados no Menu “Documentos e Informações Importantes” ou podem ser solicitados à Secretaria Acadêmica por e-mail. O diploma/certificado não deve ser plastificado. Não enviamos documentos pelos correios.
2) É obrigatório o reconhecimento da firma dos assinantes do diploma/certificado em cartório?
Resposta: Não é obrigatório, mas recomenda-se que seja realizado, pois os dirigentes da UFRRJ não possuem firma em cartórios do município do Rio de Janeiro, caso o aluno necessite futuramente. O endereço do Cartório do 1º Ofício de Justiça de Seropédica é Rua Joana Resende, 03, Lote 5, Quadra A (rua entre o Posto de Gasolina e o Banco Itaú) e o telefone é (21) 2682-1690.
3) Preciso do meu diploma/certificado com urgência. Como devo proceder?
Resposta: Caso o discente necessite do diploma/certificado com urgência, deverá encaminhar, para os e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com, documentação comprobatória (Exemplo: publicação em diário oficial; lista de candidatos selecionados em processo seletivo; edital em que é mencionada a obrigatoriedade da apresentação do diploma/certificado; solicitação da instituição em que trabalha) com o prazo que temos para confeccionar o documento.
4) Meu diploma/certificado foi extraviado/roubado. Como posso solicitar a 2ª via?
Resposta: Para solicitar a segunda via do diploma/certificado e/ou histórico (para os alunos antigos), o aluno deverá enviar, para os e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com, os seguintes documentos:
– justificativa da solicitação de segunda via, informando o curso realizado e a data da defesa;
– cópia do RG/CNH com o número do CPF;
– cópia do diploma/certificado ou histórico, frente e verso, caso tenha;
– cópia do boletim de ocorrência em caso de furto.
A Secretaria Acadêmica vai gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) com o valor da segunda via do(s) documento(s), para pagamento no Banco do Brasil. Esta taxa é fixada em conformidade à Deliberação do CONSU vigente (Deliberação CONSU nº 499-2022).
O aluno deve enviar o comprovante de pagamento da GRU para os e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com. A Secretaria Acadêmica vai acusar recebimento e o prazo de até 30 (trinta) dias corridos para confecção dos documentos começará a contar. Informamos que a confecção da segunda via do diploma/certificado invalida a primeira via.
A segunda via deverá ser retirada na sala 115 do Pavilhão Central (P1), em Seropédica, no horário de funcionamento do setor. O aluno deverá trazer documento original de identificação oficial com foto. Outra pessoa que venha em seu lugar, deverá vir com procuração simples com assinatura autenticada em cartório ou assinatura eletrônica do Gov.br, a procuração deve ser original. O procurador deverá trazer documento original de identificação oficial com foto dele. A procuração ficará retida em nosso setor. Servidor público da UFRRJ não pode atuar como procurador (Lei Federal nº 8.112/90, art. 117, inciso XI). Os modelos de procuração podem ser encontrados no Menu “Documentos e Informações Importantes” ou podem ser solicitados à Secretaria Acadêmica por e-mail . O diploma/certificado não deve ser plastificado. Não enviamos documentos pelos correios.
5) Gostaria de saber se é possível emitir o diploma/histórico em inglês ou outro idioma estrangeiro?
Não, o Diploma e Histórico são emitidos no idioma nacional – Português. Caso queira traduzi-los para qualquer outro idioma, o aluno deverá procurar escritórios que realizem a tradução juramentada
6) Gostaria de cursar disciplinas na pós-graduação como aluno especial. Como proceder?
Resposta: O(A) senhor(a) deverá acessar o link: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/?page_id=248, para acessar o site do curso de seu interesse e entrar em contato com a coordenação/secretaria do programa para obter a orientação necessária.