Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Graduação > Coordenações de Curso

Pró-Reitoria de Graduação


Coordenações de Curso


A PROGRAD e seus setores responsáveis pelo atendimento relacionados às atividades acadêmicas e administrativas dispõe desse ambiente para o fluxo de informações necessárias à gestão acadêmica dos Cursos de Graduação.

Caso haja dúvidas sobre o conteúdo disponível, as coordenações poderão solicitar informações no chat Google Coordenações UFRRJ para a interlocução direta com os setores da PROGRAD, de acordo com o tema.

É o procedimento para inclusão de nome social do estudante de graduação nos registros da UFRRJ.

Para solicitar Inclusão de Nome Social o aluno deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Inclusão de Nome Social” > Preencher > e levá-lo até a Coordenação do seu curso para abertura do processo.

Maiores informações, entrar em contato com a Divisão de Registros Acadêmicos: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4704.

É o procedimento destinado ao discente que precisa manter o vínculo com a UFRRJ, por já ter cumprido todos os créditos e está em processo de elaboração do trabalho de conclusão do curso.  E pode ser emitido um documento que comprova o vínculo dos discentes com a UFRRJ.

Para solicitar Matrícula Vínculo o aluno deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “ Matrícula Vínculo” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Previsão para retirada do documento: 5 (cinco) dias úteis.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

A UFRRJ implantou, a partir do segundo período letivo de 2009, procedimentos e normas para incentivar a Mobilidade Estudantil na Graduação. A mobilidade proporciona o intercâmbio científico, cultural e humano, valorizando a formação integral do estudante.

A Mobilidade Estudantil está dividida em três tipos, clique em um deles abaixo para obter mais informações:

Mobilidade Acadêmica Internacional

Mobilidade Acadêmica Nacional

Mobilidade Acadêmica Intra-Campi

O programa de Monitoria oferece ao aluno de graduação um excelente espaço de aprendizagem e vivências acadêmicas ao prever o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas e práticas em disciplinas ou áreas de conhecimento sob a orientação de um docente.

A função do monitor de ensino só pode ser exercida por alunos que tenham cursado e obtido os créditos da disciplina à qual se destina a vaga em monitoria, que não tenham abandonado a função de monitor sem justificativa e nem cumprido pena disciplinar.

A monitoria pode ser remunerada ou voluntária.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/programas/monitoria/

Consiste na mudança de campus, turno, habilitação, ou entre a modalidade presencial e a distância no mesmo curso de graduação da UFRRJ, podendo ser requerida a partir do segundo período do curso de graduação.

Obs: O requerimento de movimentação interna, dirigido a Pró-reitoria de Graduação, deverá ser acompanhado de justificativa comprovada e seu deferimento dependerá da existência de vaga e do parecer da Coordenação do Curso de destino.

Para solicitar Movimentação Interna o aluno deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “ Movimentação Interna” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd) para abertura do processo.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

Atenção, Chefias de Departamento, Coordenações de Cursos de Graduação e Direções de Instituto!

Reiteramos que o período para consolidação de notas no SIGAA vai do dia 15 a 22 de março deste ano.

O calendário de matrículas 2022-2 foi aprovado pelo CEPE e a deliberação representa o tempo definido para a atividade. O não lançamento das notas/conceitos no prazo determinado irá gerar graves complicações no processo de matrículas dos discentes, além de criar demandas administrativas adicionais desnecessárias. Por isso, o cronograma deverá ser seguido exatamente como o estipulado, a fim de evitarmos futuros transtornos.

Ressaltamos também que uma vez consolidada a turma, NÃO é mais possível alterar notas e registros de frequência dos alunos. Ela será de fato finalizada. Fiquem atentos a esta questão.

Contamos com o comprometimento de toda equipe ruralina para que as atividades acadêmicas sejam consolidadas no tempo hábil previsto.

Em 2023 foi aprovado o Plano de Gestão e Avaliação dos Cursos de Graduação, pela Deliberação CEPE nº 675 de 24 de novembro de 2023. O PGAGraduação é um instrumento para a organização da rotinas e procedimentos relacionados às condições de oferta do Curso nos diversos níveis de gestão, bem como ao acompanhamento e avaliação dos Cursos de Graduação pela execução do seu Projeto Pedagógico.

O Plano de Gestão e Avaliação pode ser acessado em: https://institucional.ufrrj.br/soc/files/2024/02/Delib-675-CEPE-2023.pdf

 

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação – MEC, em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediadas, para ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –LDB, de dezembro de 1996.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/programas/plano-nacional-de-formacao-de-professores-da-educacao-basica/

Portarias são atos administrativos, geralmente internos, expedidos pelos chefes de órgãos. Na Prograd, o local onde a comunidade acadêmica pode consultar as portarias relativas a graduação está no portal da UFRRJ e pode ser acessado aqui.

A Pró-Reitoria de Graduação da UFRRJ divulga a homologação da candidatura da chapa única inscrita para concorrer ao processo de consulta pública para a escolha de Coordenador e Vice-coordenador do curso de Licenciatura em Turismo EAD-IM, conforme previsto no item 3 do Edital 01/2024.

Confira abaixo a ata deste processo:

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/programas/programa-de-educacao-tutorial-pet/

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas – federais e estaduais – e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/programas/programa-de-estudante-de-convenio-de-graduacao/

O Programa de Tutoria surge da necessidade de atender uma das metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRRJ (2013-2017), no que diz respeito à ampliação da permanência de estudantes nos cursos de graduação, contribuindo para a democratização da educação superior.

Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) tendo por compromisso promover políticas acadêmicas para a melhoria da qualidade de ensino dos cursos de graduação da universidade, implanta o programa de tutoria, de modo a estimular o corpo docente e discente a desenvolverem projetos de ensino/aprendizagem, através da ação tutorial em disciplinas do ciclo básico.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/programas/tutoria/

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pelo MEC/CAPES, concede bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Programa, bem como financia demais despesas a ele vinculadas. Está voltado para atender instituições públicas de ensino superior. Atualmente, são cinco as modalidades de bolsas de estudo e pesquisa oferecidas: Coordenação institucional; Coordenação de Gestão de Projetos Educacionais; Coordenação de área de conhecimento; Supervisão; Iniciação à docência. Cada bolsista de iniciação à docência deve ser estudante de um dos cursos de licenciatura plena que integram o projeto institucional.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/programas/pibid-programa-institucional-de-bolsa-de-iniciacao-a-docencia/

 

O Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) tem o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e os países com os quais mantém acordos – em especial os africanos – nas áreas de educação e cultura.

O projeto oferece apoio financeiro no valor de um salário mínimo mensal para alunos estrangeiros participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições federais de educação superior. O auxílio visa cooperar para a manutenção dos estudantes durante o curso, já que muitos vêm de países pobres.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/programas/projeto-milton-santos-de-acesso-ao-ensino-superior/

A prorrogação de curso consiste na concessão de mais um período letivo ao discente que atinge o tempo máximo permitido pelo Projeto
Pedagógico do Curso (PPC). Critérios para solicitação:

– PRIMEIRO PEDIDO: abrir processo administrativo dentro do prazo estabelecido em calendário acadêmico com: formulário específico,
justificativa, comprovantes referentes à justificativa apresentada, e um plano de estudos.

– À PARTIR DO SEGUNDO PEDIDO: anexar ao processo do primeiro pedido: formulário específico, justificativa, comprovantes referentes à
justificativa apresentada, e um plano de estudos.

– PLANO DE ESTUDOS: se as disciplinas restantes para o término do curso couberem em 1 período letivo, o plano de estudos se restringe a uma
declaração do orientador da monografia afirmando possibilidade de conclusão no período prorrogado. Se as disciplinas restantes para o
término do curso ultrapassarem 1 período letivo, o plano de estudos consiste em um documento elaborado pela coordenação de curso em
conjunto com o(a) discente.

Para solicitar Prorrogação do Curso o aluno deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Prorrogação do Curso” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd) para abertura do processo.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funcionada de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

 

De acordo com o Memorando Circular nº 1248/2021 – PROGRAD, em função das restrições impostas pela Pandemia Covid-19, as solicitações referentes aos processos da graduação (Formulário DAARG) devem ser encaminhadas a Coordenação do Curso, por e-mail, requerendo a abertura do processo.

Consiste na aceitação de aluno diplomado ou concluinte da UFRRJ para obtenção de novo diploma em outro curso de graduação sempre que se registrar vagas ociosas ou remanescentes no curso de destino. Também será considerado reingresso interno, o retorno de concluinte ou diplomado para a integralização de nova habilitação/modalidade na mesma área, independente da existência de vagas no curso, acordo com a Deliberação CEPE nº 136 de 04 de dezembro de 2008.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/reingresso/

Para solicitar Reingresso Interno o aluno deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Reingresso Interno” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funcionada de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

Consiste na aceitação de ex-alunos não diplomados da UFRRJ que desejam retornar ao mesmo curso de graduação na Instituição.

Requisitos para Reintegração, conforme Deliberação CEPE nº 06, de 26/02/2010:

Art. 17. A reintegração de ex-aluno não diplomado da UFRRJ para o mesmo curso poderá ser autorizada desde que o candidato cumpra os requisitos abaixo:

– 1. Tenha tido seu registro acadêmico cancelado há no máximo dez períodos letivos a contar da data limite para a solicitação de reintegração no período letivo subsequente;

– 2. Comprove ter cursado com aprovação, no mesmo curso para o qual pleiteia a vaga na UFRRJ, carga horária igual ou superior a 20% (vinte por cento) da carga horária total exigida para a conclusão do currículo do curso, exceto por motivo de força maior justificado e comprovado a ser analisado e deferido pela PROGRAD;

– 3. Possa integralizar o currículo do curso no prazo máximo estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso, devendo ser computado o tempo decorrido desde o seu ingresso no Ensino Superior, excluído o período em que esteve com status de matrícula cancelada;

– 4. Não tenha sido jubilado ou expulso de Instituições de Ensino Superior por razões de ordem disciplinar.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/reintegracao/.

Para solicitar a Reintegração ao Curso, o aluno deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Reintegração ao Curso” > Preencher > e levá-lo com o documento do coordenador/orientador até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd) para abertura do processo.

De acordo com o Memorando Circular nº 1248/2021 – PROGRAD, em função das restrições impostas pela Pandemia Covid-19, as solicitações referentes aos processos da graduação (Formulário DAARG) devem ser encaminhadas a Coordenação do Curso, por e-mail, requerendo a abertura do processo.

Consiste na mudança de curso de graduação na UFRRJ sem restrição de área do conhecimento. Este é um procedimento que é regido por edital, por este motivo, recomendamos leitura atenta do documento para confirmação de que o interessado atende às exigências.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/reopcao/

O Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores e busca promover o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, a partir da imersão do licenciando que se encontra na segunda metade de seu curso na escola de educação básica.

É interessante destacar que o Programa Residência Pedagógica da CAPES estimula a constituição e consolidação de uma ampla rede que articula distintos espaços institucionais de formação educacional. O fluxo dessa rede se dá a partir de uma gama de relações humanas que se processa entre o docente-orientador, os preceptores, os discentes-residentes e os alunos das escolas e que se encontra sob a supervisão e coordenação não só das Pró-Reitorias de Graduação das Instituições de Ensino Superior como das Secretarias de Educação das Redes de Ensino Municipais e Estaduais.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/programas/residencia-pedagogica/

Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é o espaço para gerenciamento de disciplinas e de todas as informações relativas à vida acadêmica do aluno. O SIGAA agrupa todas as informações de ensino, pesquisa e extensão (participações em monitorias, projetos de extensão e bolsas de iniciação científica).

Com o SIGAA muitas informações, declarações e atestados, relativos ao acompanhamento acadêmico podem ser obtidos através da internet, e o deslocamento até à Universidade não é mais necessário para este fim. Com o SIGAA os processos internos da UFRRJ têm mais transparência, diminuição no uso de papeis, além de integração dos sistemas e informações.

 

Algumas operacionalidades para Discentes:

Discente – Alterando dados pessoais pelo Portal Discente
Como emitir atestado de matrícula pelo Portal Discente
Como emitir declaração de vínculo pelo Portal Discente
Cadastrando-se para curso de extensão
Acessando as Comunidades Virtuais do SIGAA
Matrícula Online

 

Algumas operacionalidades para Docentes:

Adicionando Informações à Página Pública de Curso no SIGAA
Como criar uma comunidade virtual dentro do SIGAA?
Alterando dados de TCC e Banca previamente cadastrados.
Como um docente pode emitir declaração de carga horária docente?
Como eu acesso o relatório de turmas já consolidadas dentro de um período?
Como funciona a emissão de determinados documentos dentro do Portal do Coordenador de Graduação?
Como funciona a opção “Permitir Extrapolar Carga Horária Máxima”?

 

Acompanhe as atualizações de conteúdo  em   Ajuda Sig 

É o procedimento para realizar trancamento extemporâneo de matrícula na UFRRJ.

 

De acordo com o Memorando Circular nº 1248/2021 – PROGRAD, em função das restrições impostas pela Pandemia Covid-19, as solicitações referentes aos processos da graduação (Formulário DAARG) devem ser encaminhadas a Coordenação do Curso, por e-mail, requerendo a abertura do processo.

 

Para solicitar trancamento extemporâneo de matrícula o aluno deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “ Trancamento extemporâneo de matrícula” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funcionada de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

A Transferência ex-ofício é uma modalidade de transferência que alcança servidores federais civis e militares estudantes, bem como seus dependentes estudantes, conforme a legislação vigente (Lei 9536 de 11 de dezembro de 1997). Essa modalidade é decorrente de comprovada transferência ou remoção de ofício, a interesse da administração pública, que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situe a instituição receptora, ou para localidade mais próxima dessa IES.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/transferencia-ex-oficio/

Consiste na aceitação aluno de outra Instituição de Ensino Superior (nacional ou estrangeira), para o curso correspondente ou similar desta Universidade por processo seletivo público, de acordo com o calendário e edital aprovados pelo CEPE sempre que se registrar vagas ociosas no curso.

O Edital de Transferência Externa é anual e é lançado no último trimestre do ano. A condução do processo seletivo é de responsabilidade da Comissão Permanente de Concursos da UFRRJ.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/transferencia-externa/

Consiste na aceitação de aluno de um para outro curso desta Universidade por processo seletivo público, de acordo com calendário e edital aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), sempre que se registrar vagas ociosas no curso.

O Edital de Transferência Interna é anual e é lançado no último trimestre do ano. A condução do processo seletivo é de responsabilidade da Comissão Permanente de Concursos da UFRRJ.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/transferencia-interna/


Últimas Notícias

Skip to content