Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Graduação > Coordenações de Curso

Pró-Reitoria de Graduação


Coordenações de Curso


A PROGRAD e seus setores responsáveis pelo atendimento relacionados às atividades acadêmicas e administrativas dispõe desse ambiente para o fluxo de informações necessárias à gestão acadêmica dos Cursos de Graduação.

Caso haja dúvidas sobre o conteúdo disponível, as coordenações poderão solicitar informações no chat Google Coordenações UFRRJ para a interlocução direta com os setores da PROGRAD, de acordo com o tema.

É no Portal SiSU-UFRRJ que os candidatos, aos cursos de graduação, obtêm todas as informações relativas as solicitações de matrícula, listas de espera, análises de ações afirmativas e podem tiras todas as suas dúvidas, por meio da aba Dúvidas Frequentes.

É o procedimento para alteração do nome civil do estudante de graduação nos registros da UFRRJ. O estudante deve levar, obrigatoriamente, os documentos (e uma cópia) necessários para alteração, por exemplo, a certidão de casamento ou outro documento comprobatório.

Para solicitar Alteração de Nome Civil o aluno deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Alteração de Nome Civil” > Preencher > e enviar para a respectiva coordenação do curso para autorizar abertura de processo – deverão ser apresentados todos os documentos como certidão de casamento e os outros que foram alterados.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o procedimento para alteração de conceitos lançados em disciplinas.

Para solicitar Alteração de Nota o aluno deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Alteração de Nota” > Preencher > Anexar as cópias das avaliações > Pegar assinaturas > Entregar tudo no Protocolo para abertura de processo na respectiva coordenação do curso.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 9h às 15h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br.

O professor da disciplina deverá efetivar a solicitação para alteração de conceitos lançados em referência ao exercício domiciliar.

Para solicitar Alteração de Conceito – Exercício Domiciliar o professor deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Alteração de Conceito – Exercício Domiciliar” > Preencher > Anexar as cópias das avaliações > Entregar tudo no Protocolo para abertura de processo para alteração do conceito.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o procedimento para Antecipação de Nota e Conceito, solicitado pelo coordenador de curso.

Para solicitar Antecipação de Nota e Conceito o coordenador de curso deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Antecipação de Nota e Conceito – Coordenador” > Preencher > Anexar as cópias das avaliações > Pegar assinaturas > Enviar os arquivos digitalizados para a Coordenação do Curso para inserir no processo.

Divisão de Registros Acadêmicos

Funcionamento de segunda a sexta, de 7h30 às 19h30.

Sala: 96 do Pavilhão Central (P1).

Contatos :

☎️ DRA –  2681-4704

✉️ prograd_dra@ufrrj.br

☎️ Secretaria PROGRAD  – 2682-1112

✉️ secretariaprograd@ufrrj.br

É o procedimento para Antecipação de Nota e Conceito, solicitado pelo estudante.

Para solicitar Antecipação de Nota e Conceito o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Antecipação de Nota e Conceito – Estudante” > Preencher > Digitalizar e enviar a Coordenação do Curso com os PDFs: documento de identificação e justificativa da urgência > Coordenação do curso abre processo.

Divisão de Registros Acadêmicos

Funcionamento de segunda a sexta, de 7h30 às 19h30.

Sala: 96 do Pavilhão Central (P1).

Contatos :

☎️ DRA –  2681-4704

✉️ prograd_dra@ufrrj.br

☎️ Secretaria PROGRAD  – 2682-1112

✉️ secretariaprograd@ufrrj.br

Disciplinas concluídas em outro curso ou instituição poderão ser aproveitadas, desde que pertençam à grade da nova graduação. Com esse procedimento, é possível adiantar a conclusão do conteúdo programático do novo curso. Para isso, é necessário abrir um processo junto à respectiva coordenação do curso e anexar uma cópia do histórico oficial e da(s) ementa(s) da(s) disciplina(s) cursada. Cabe a ela analisar o procedimento , já o lançamento é de responsabilidade da Divisão de Registros Acadêmicos, setor interno da Prograd.

– Trâmite:

Para solicitar Aproveitamento de Créditos o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Aproveitamento de Créditos” > Preencher > e, também em posse do Histórico e da(s) Ementa(s) da(s) Disciplina(s), levá-los até a coordenação do curso para abertura de processo.

O Atestado de Conclusão de curso pode ser impresso pelo discente que já colou grau e está com status CONCLUIDO. A impressão ocorre via portal do discente no SIGAA.

É o documento que comprova a conclusão do curso, sendo um documento temporário que pode ser utilizado enquanto o diploma não fica pronto. Para obter este documento é indispensável ter realizado a Colação de Grau.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o documento que comprova a conduta acadêmica do discente na UFRRJ.

Para solicitar o Atestado de Conduta Acadêmica o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Atestado de Conduta Acadêmica” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Previsão para retirada do documento: 5 (cinco) dias úteis.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o documento que comprova o desligamento do discente da UFRRJ, para solicitá-lo o estudante precisa, primeiramente, ter formalizado o cancelamento de sua matrícula da universidade através de processo.

Para solicitar o Atestado de Desligamento o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Atestado de Desligamento” > Preencher > pegar “Nada consta” da Biblioteca e Alojamento (sala 43 do P1) > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Previsão para retirada do documento: 5 (cinco) dias úteis.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o documento que comprova o percentual de integralização de curso dos discentes da UFRRJ, só pode ser solicitado quando o aluno concluiu as atividades acadêmicas.

Para solicitar o Atestado de Integralização o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Atestado de Integralização” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Previsão para retirada do documento: 5 (cinco) dias úteis.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o documento que comprova a matrícula dos discentes da UFRRJ, em ocasiões de recesso acadêmico.

Para solicitar o Atestado de Matrícula (recesso) o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Atestado de Matrícula (vínculo)”> Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Previsão para retirada do documento: 5 (cinco) dias úteis.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o documento que comprova a previsão de conclusão dos discentes da UFRRJ, deve ser solicitado quando o aluno encontra-se na reta final do curso para que consiga realizar inscrição em um curso de pós por exemplo.

Para solicitar o Atestado de Previsão de Conclusão o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Atestado de Previsão de Conclusão” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Previsão para retirada do documento: 5 (cinco) dias úteis.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o documento oficial que estabelece as atividades e ações a serem desenvolvidas no decorrer do período letivo da UFRRJ. Esse cronograma é importante para que docentes e alunos conheçam as datas para desenvolverem de suas atividades, feriados e recessos acadêmicos. Por isso, os alunos devem estar atentos aos prazos a fim de que não percam o prazo dos serviços oferecidos pela Prograd.

Para acessar o Calendário Acadêmico o estudante deve:

Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Calendário > e em Calendário Acadêmico.

É o documento que contém todas as datas referentes ao processo de matrículas em disciplinas na graduação da UFRRJ.

Para acessar o Calendário de Matrículas o estudante deve:

Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Calendário > e em Calendário de Matrículas.

A composição e funcionamento das Câmara de Graduação são estabelecidos no Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação.

A Câmara de Graduação têm como finalidade o seu assessoramento ao  Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE por meio de pareceres técnicos e acadêmicos, com as seguintes atribuições:

I – apreciar os processos que lhe forem distribuídos e, sobre eles, emitir pareceres que serão objetos que subsidiarão as decisões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de Áreas – CEPEA’s;

II – responder as consultas encaminhadas pelas instâncias acadêmicas para análise e parecer da Câmara;

III – sugerir medidas e orientações no âmbito acadêmico, com propósito de, a serem propostas ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE e aos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão de Áreas – CEPEA’s;

IV – encaminhar a SOC (Secretaria dos Órgãos Colegiados) os processos, após análise e emissão de parecer, em tempo hábil, para inclusão na pauta da reunião subsequente e apreciação do CEPE, com base no calendário de reuniões do referido conselho.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/camara-de-graduacao/

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio do Consórcio Cederj, oferta 2 (dois) cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância: Administração, em 14 polos, e Turismo, em quatro polos.

Criado em 2000, com o objetivo de levar educação superior, gratuita e de qualidade a todo o Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro).

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/cederj/

É o ato oficial da UFRRJ realizado em cerimônia solene de caráter obrigatório para a outorga do grau de bacharel ou licenciado aos alunos de ensino superior que concluíram os seus estudos.

Para outras informações acesse: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/prograd/colacao/

A Antecipação de Colação de Grau só poderá ser realizada em casos de aprovação – em concursos públicos e em processos seletivos de cursos stricto sensu – e mediante o cumprimento de 75% do período letivo (no qual o discente se encontre matriculado), além disso o estudante deve apresentar a devida justificativa e comprovação.

Para outras informações acesse:  http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/prograd/colacao/

A Comissão Permanente de Formação de Professores da UFRRJ (CPFP/UFRRJ) será constituída de:

I – um representante da PROGRAD como Presidente (Coordenador);

II – um representante indicado por cada Colegiado de Curso de Licenciatura da UFRRJ.

§ lº – Na ausência de representação docente indicada pelo colegiado do Curso, o coordenador do curso assumirá esta representação em caráter pró-tempore, até que seja indicado o respectivo representante.

§ 2º – A indicação de representante suplente será facultativa.

III – Representação discente das licenciaturas em número equivalente a 20% do número de docentes da Comissão, sendo contemplados todos os Campi, nas áreas de Humanidades, Ciências Exatas, Ciências da Natureza e da Terra, eleitos pelos seus pares.

IV – um representante de cada Programa de Formação de Professores: PARFOR, PIBID e Ação 20 RJ.

V – um técnico em Assuntos Educacionais designado pela PROGRAD.

VI – um servidor técnico-administrativo designado pela PROGRAD como secretário da CPFP/UFRRJ.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/comissao-permanente-de-formacao-de-professores/ 

São os documentos aprovados no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) em que regem e regulamentam as atividades da graduação na UFRRJ.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/deliberacoes-cepe/

A Divisão de Estágios (Dest) é uma unidade administrativa de caráter acadêmico, ligada a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Compete a esta divisão a função de controlar, cadastrar, formalizar e organizar todos os estágios dos estudantes da UFRRJ, e dos estudantes de outras Instituições de Ensino que efetuam seus estágios na UFRRJ.

Para outras informações acesse: http://institucional.ufrrj.br/dest/

Para solicitar Divulgação pela Prograd no Portal da Graduação e nas mídias sociais da pró-reitoria (Facebook e Twitter) o(a) interessado(a) deve:

Entrar no Portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Solicitação de Divulgação pela Prograd” > Preencher > e levá-lo até a Secretaria da Prograd para autorização dos pró-reitores.

A Secretaria da Prograd fica na sala 94 do Pavilhão Central (P1) e funcionada de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: secretariaprograd@ufrrj.br ou 2682-1112.

 

 

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O Enade é componente obrigatório e seu registro no Histórico Escolar (HE) é necessário para a integralização da carga horária do curso. No HE deverá constar o registro do Enade como Ingressante e Enade como Concluinte; só os concluintes realizam o Enade conforme o Ciclo Avaliativo.

Os concluintes participantes da Edição do Enade (que devem ser inscritos) são considerados os estudantes que tenham 80% de integralização da carga horária do curso ou que tenham previsão de integralização de 100% até o mês de julho do ano posterior da realização do ENADE.

A Coordenação de Curso é a responsável pelas inscrições e informações relativas ao Enade e a PROGRAD/DRA pelo registros nos históricos escolares.

No link abaixo são localizadas informações sobre toda a legislação do Enade e as área abrangidas em cada Edição.

 

http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/enade/

É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. (§2º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008)

A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.

A concessão de estágio não obrigatório no âmbito da UFRRJ objetiva proporcionar a preparação do estudante para o trabalho produtivo e para o desenvolvimento da vida cidadã, por meio de exercício de atividades correlatas a sua pretendida formação profissional, em complementação ao conhecimento teórico adquirido na instituição de ensino. A concessão de estágio não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e dar-se-á mediante Edital e celebração de Termo de Compromisso.

A Divisão de Estágios divulga, aos setores responsáveis, o acesso oficial para o Estágio Não Obrigatório Internos, que se dará através do endereço eletrônico: http://r1.ufrrj.br/sba/estagio/index.php.

Para outras informações acesse: http://institucional.ufrrj.br/dest/sistema/estagio-nao-obrigatorio-interno/

É o estágio definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma. (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008)

A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.

 

Acompanhe a página do DEST – Divisão de Estágios / PROGRAD

https://institucional.ufrrj.br/dest/

O regime de exercício domiciliar, como compensação de ausência às aulas, compreende a atribuição de exercícios prescritos pelo professor da disciplina, a serem realizados pelo aluno fora da Universidade. Será autorizado para disciplinas nas quais o acompanhamento da aprendizagem se mostrar pedagogicamente viável, a critério do professor. O afastamento somente será permitido se não causar prejuízos irreparáveis à continuidade do processo pedagógico, a juízo do professor, ouvida a Chefia do Departamento.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/programas/exercicio-domiciliar/

São os documentos necessários para realização de solicitações e aberturas de processo na Prograd.

Para outras informações acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/formularios-academicos/

O Histórico Escolar é o documento oficial da UFRRJ que detalha toda a trajetória acadêmica do estudante (como, por exemplo, a condição acadêmica do aluno nas componentes curriculares e os índices de rendimento), ou que foram retiradas do currículo atual do curso do aluno. Este deve ser emitido na plataforma SIGAA (está dentro da aba Ensino). Caso o discente precise do documento assinado ele pode solicitar o histórico, presencialmente, na DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Para solicitar Histórico Escolar, presencialmente, o aluno deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Histórico Escolar” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Previsão para retirada do documento: 5 (cinco) dias úteis.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.


Últimas Notícias

Skip to content