Elaborar o projeto detalhado onde deve constar:
Identificar (Título, Área de atuação, Executores, Período, Total de recursos necessários, origem dos recursos);
Apresentação;
Justificativa;
Objetivo (Geral e especifico(s));
Metas;
Metodologia;
Cronograma de Execução;
Recursos.
Preencher o formulário, obtido nesse site ou no próprio Decanato de Extensão, não esquecendo de preencher os dados completos de cada participante do mesmo.
Caso envolva recursos, elaborar plano detalhado de aplicação de recursos.
Submeter ao Colegiado do Departamento para aprovação.
Submeter ao Conselho Departamental para aprovação.
Formar Processo com os seguintes documentos:
Projeto;
Formulário;
Plano de aplicação de recursos, caso tenha;
Cópia da ata da reunião do colegiado do Departamento que aprovou a ação;
Cópia da ata da reunião do Conselho Departamental que aprovou a ação.
Encaminhar o processo ao Decanato de Extensão com no mínimo 30 dias, quando não envolver recursos, e no mínimo de 60 dias se envolver recursos.
Somente após os procedimentos anteriores serem cumpridos é que o próprio decanato processará o cadastro da ação de extensão no SIEX.
Qualquer ação de extensão só poderá ser iniciada após aprovação pelo Decanato (Câmara de Extensão).
Só serão emitidos certificados das ações que cumprirem as normas acima.
A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.
Conjunto de ações de caráter orgânico-institucional, de médio a longo prazos, com clareza de diretrizes e orientadas a um objetivo comum, articulando projetos e outras ações existentes (cursos, eventos, prestação de serviços e produção acadêmica), inclusive de pesquisa e ensino.
Denominação de linhas programáticas e respectivas definições, para classificação de ações de extensão.
RESOLUÇÃO Nº 04, de 07 de agosto de 2019. Estabelece normas e procedimentos para Prestação de Serviço Voluntárioem Ações de Extensão na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro–UFRRJ
Anexo II- Termo de adesão prestador de serviço voluntário em ações de extensão universitária
Anexo I – Termo de adesão do discente voluntário da UFRRJ em ações de extensão universitária
Resultado parcial divulgado – Edital nº 30/2025 (PROEXT/UFRRJ)
A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT/UFRRJ) informa que foi divulgado o resultado parcial do do Edital nº 30/2025, referente à seleção de bolsistas pesquisador-extensionistas para atuação no Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão Entorno: Espaço, Humanidades e Políticas Públicas.
Para saber o resultado, clique aqui.
Para acompanhar o Edital completo, clique aqui.
Entre os dias 22 a 25 de julho, Belém do Pará foi palco de um dos eventos mais inspiradores do empreendedorismo social universitário brasileiro: o Encontro Nacional das Enactus Brasileiras (ENEB 2025). Realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento reuniu estudantes de todo o país que integram a rede Enactus, promovendo trocas de experiências, celebração de impactos sociais e mergulho em novas culturas. A Enactus Rural brilhou e marcou presença sendo representada pelos membros Júlia Oliveira de Sousa Barbosa, Manuela Oliveira Teixeira, Olívia da Silva Ribeiro e Pedro Linhares Vasquez, a equipe apresentou os projetos Hedera e Movimento Por Elas.
O time do Movimento Por Elas estava competindo na final do edital Handover, que selecionou cinco dos melhores projetos socioambientais da rede para uma rodada final de avaliação. O Handover foi criado para auxiliar projetos de dentro da Rede que desejam seguir seu caminho como negócios de impacto atuando de forma independente, através de uma trilha de pré-aceleração.
O time Enactus Rural também competiu na Liga Principal da Enactus Brasil que é a principal competição dentro do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), onde times com projetos em estágios mais avançados competem pela oportunidade de representar o Brasil na Enactus World Cup. A apresentação — elaborada a partir de um roteiro construído por Jéssica Mello Gonçalves e Júlia Oliveira de Sousa Barbosa — destacou os impactos, a viabilidade e o modelo de negócios dos projetos desenvolvidos pelo time ruralino. A Enactus Rural ficou entre os 16 semifinalistas entre 47 equipes participantes, conquistando seu primeiro troféu nacional e proporcionando visibilidade aos projetos Hedera e Movimento Por Elas.
E o reconhecimento não parou por aí. O projeto Movimento Por Elas, iniciativa voltada à promoção da autonomia e inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade, também foi finalista no Top10 do edital Ford Philanthropy, ficando entre os dez projetos premiados. Essa conquista evidencia a relevância da proposta no cenário nacional e reforça o compromisso do time com a transformação social através do empreendedorismo.
Outro momento emocionante do evento foi o reconhecimento dos ex-presidentes da Enactus UFRRJ, Rayanne Luerte e Ian Dantas, entre os Top10 da Universidade Enactus. A homenagem celebra a trajetória de liderança e dedicação dos dois jovens, que contribuíram para a consolidação e expansão do impacto gerado pela Enactus Rural.
O ENEB 2025 foi um espaço de conexão, celebração e fortalecimento de propósitos. Para a Enactus Rural, mais do que troféus e premiações, o evento simbolizou o reconhecimento do trabalho coletivo, da potência dos projetos desenvolvidos com propósito e da força transformadora dos estudantes da UFRRJ.
Texto: Alessandra Cassol
Imagens: Júlia Oliveira de Sousa Barbosa