A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi escolhida como projeto piloto da implementação das novas logomarcas das Pró-Reitorias da Universidade. O novo design é uma simplificação da fachada do Pavilhão Central (P1), prédio onde as Pró-Reitorias estão localizadas. Utilizada desde maio deste ano em postagens nas redes sociais da Proext, a logomarca passou a ser oficialmente implementada a partir de 19 de junho.
O projeto é assinado pelos designers da Comissão de Identidade Visual da UFRRJ, iniciativa que, desde 2018, se dedica à expansão e adaptação da identidade visual da instituição. Para garantir uma unidade visual, os novos designs das Pró-reitorias seguirão o mesmo padrão, sendo diferenciados apenas pela mudança de cor.
“Foi estudada uma arquitetura de marca que pudesse respeitar a individualidade de cada Pró-Reitoria e Instituto sem perder a linha visual da Universidade como um todo. Assim, criamos “escudos” a partir de alguns traços da própria arquitetura dos prédios da UFRRJ, que, ao mesmo tempo, irão proteger o símbolo de cada instituto e Pró-Reitoria e identificar de forma clara e rápida o material gráfico”, explica Luciano Skorianez, designer lotado na Escola de Extensão da Proext e membro da Comissão.
Além da Pró-Reitoria de Extensão, os Institutos Multidisciplinar (IM), de Química (IQ) e de Veterinária (IV) também aderiram ao novo design.