Ao utilizar as garrafinhas para pegar o suco os usuários têm de colocá-las em contato direto com a torneira da suqueira. Uma vez que as suqueiras, copos e inclusive as torneiras das suqueiras são devidamente higienizadas o contato da garrafinha de uso pessoal na torneira provoca a contaminação aos demais usuários. Além disso, o consumo de suco é planejado para ingestão durante a refeição, embora seja liberada a quantidade de ingestão em copos e no interior do RU não havendo necessidade do uso de garrafinhas, visto que esta pratica poderia onerar os custos das refeições.
Os cardápios do Ru são planejados mensalmente e os pedidos de gêneros alimentícios so realizados e entregues semanalmente. Porém alguns fatores podem interferir no fornecimento destes gêneros, tais como: atrasos no fornecimento, falta do produto no mercado e até mesmo inadequação das condições de qualidade do produto. Estes fatores podem interferir no planejamento e ocasionar alterações no cardápio. Outros fatores importantes e que também podem provocar essas mudanças é nos casos problemas com equipamentos utilizados no preparo de determinadas receitas ou a falta de funcionários da área de produção. As alterações sempre são feitas respeitando as recomendações nutricionais e de acordo com as necessidades do RU.
Nas áreas internas do RU há muitos ruídos, dificultando assim a audição dos bolsistas que realizam essa atividade. O campo de visão nos balcões de distribuição é limitado por uma barreira de proteção para evitar contaminação advinda dos salões ê também prejudica a comunicação. Desta forma é necessário que o aluno fale em tom de voz adequado para que os bolsistas os escutem e assim que perceberem que foram ouvidos ofereçam a bandeja indicando a quantidade que desejam.
As refeições do RU são planejadas de acordo com as necessidades nutricionais dos alunos da UFRRJ, essas necessidades foram obtidas a partir das características do público alvo (discentes da UFRRJ), o que resultou numa media global. A partir dessa média é feita a distribuição dos gêneros que trio compor a refeição, o chamado PER CAPITA, que é a porção Individual a ser consumida por cada comensal. Por este motivo a quantidade de alimento que é servido é limitada visando atender as recomendações vigentes, gerar bons hábitos alimentares e evitar desperdício.
O peixe é uma fonte de proteína saudável classificado como carne branca, rico em vitaminas e fonte de minerais, possui ácidos graxos essenciais que podem contribuir para a prevenção de doenças crônico-degenerativas. A inclusão do peixe no cardápio promove a proposta da alimentação saudável Além de ser uma maneira de diversificar o cardápio tomando-o mais atrativo.
O atendimento extraordinário a participantes de eventos realizados e organizados pela Instituição fica condicionado à solicitação pelo organizador do evento à PROAES, com antecedência mínima de 30 dias, objetivando o encaminhamento da documentação para a análise preliminar das respectivas Coordenações dos RU´s, a quem cabe informar sobre a possibilidade ou não do atendimento.