Marcelo Sales, pró-reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), participou, nos dias 26 e 27 de agosto, do 47º Pleno do Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe/Andifes), em Brasília. Na mesma ocasião, a Coordenação Geral de Atendimento às Entidades Vinculadas SIPEC (CGAV/MEC) convocou o Pleno do Forgepe para participar também da reunião de apresentação do novo Sistema de Redistribuição SIMEC-Redistribuição, no dia 28 de agosto.
Trata-se do novo sistema de redistribuição de docentes e TAEs das Instituições Federais de Ensino, que padroniza o envio de documentos dos processos de redistribuição ao Ministério da Educação (MEC) para que sejam analisados e, caso aprovados, emitida a Portaria.
Na ocasião, foram apresentados dados de redistribuição registrados pelo MEC. Em seguida, a plateia conheceu o SIMEC-Redistribuição e suas funcionalidades. “Na prática, os processos entre as Ifes continuam tramitando dentro do fluxo já estabelecido, a única mudança é que, no momento de envio dos documentos ao MEC, haverá a inserção de documentos por um servidor cadastrador e será necessário que o pró-reitor de Gestão de Pessoas das duas Instituições Federais de Ensino envolvidas aprovem o envio”, explicou o pró-reitor.
Sobre os impactos para a UFRRJ, Marcelo avalia que todos os processos de redistribuição que estão em tramitação deverão ser encaminhados ao MEC por esse novo sistema, que entrou em vigência desde o dia 1º de setembro. “Assim, teremos um momento de transição onde temos processos tramitando no MEC pelo sistema de protocolo e, em breve, novos processos tramitando pelo SIMEC-Redistribuição, o que demandará uma atenção redobrada nos dois sistemas até que os processos antigos sejam concluídos”, explica Marcelo.
O pró-reitor também ressalta que o SIMEC-Redistribuição cria uma demanda para os pró-reitores de Gestão de Pessoas, que precisarão analisar todos os documentos cadastrados para aprovação e envio ao MEC. “Consideramos que a implementação desse sistema é positiva para simplificar e agilizar a conclusão dos processos de redistribuição”, conclui.
O evento foi transmitido, ao vivo, para os servidores da Secretaria da Progep e do Gabinete da Reitoria.