Em mesa sobre parques tecnológicos, professor Leandro Dias de Oliveira defende protagonismo regional e papel estratégico das universidades no novo ciclo de desenvolvimento industrial.
O papel dos parques tecnológicos na retomada da industrialização brasileira foi tema da mesa “O Papel dos Parques Tecnológicos na Neoindustrialização”, realizada em 23 de junho, durante o 16º Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI), na Capela Ecumênica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no câmpus Maracanã.
Participante da discussão, o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professor Leandro Dias de Oliveira, defendeu que os ecossistemas de inovação são peças-chave para uma reindustrialização com inclusão social e desenvolvimento local-regional. A apresentação do pró-reitor adjunto, intitulada “Neoindustrialização, Inovação e Desenvolvimento Fluminense: a missão da UFRRJ”, destacou o papel das universidades localizadas em regiões periféricas na dinamização econômica da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Com câmpus em Seropédica e Nova Iguaçu, a UFRRJ, segundo Oliveira, pode contribuir com soluções para o desenvolvimento da Baixada Fluminense, que reúne condições logísticas e produtivas relevantes. Ele citou como ativos estratégicos da região o Porto de Itaguaí, o Polo GasLub em Itaboraí e a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras.
O professor também apresentou o projeto do Parque Ecotecnológico da UFRRJ, aprovado em 2023 e atualmente em fase de estruturação. O espaço deverá abrigar iniciativas voltadas à ciência, tecnologia e inovação, com foco no desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região. Além de Leandro, participaram da mesa a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Uerj, professora Elizabeth Macedo, e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo (USP), professor Paulo Nussenzveig. O debate integrou a programação do 16º WCTI, cujo tema central foi “Política de Neoindustrialização do Brasil: veredas da inovação para a reindustrialização do Rio de Janeiro”.
Texto: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista da PROPPG/CCS.
Fotos: InovaUerj/Uerj.