Fast Radio Bursts (FRBs) são pulsos variáveis de rádio com origem fora da nossa galáxia. A linha do tempo deste fenômeno é notavelmente curta: descobertos em 2007, foram usados pela primeira vez em cosmologia em 2020. Com isto, desde então, é possível utilizar estes entes astrofísicos, de origem ainda desconhecida, para entender melhor sobre o cosmos.
Este assunto, recente e interessante, levou à primeira monografia do Brasil em Fast Radio Burst, realizada pela discente Andressa Ribeiro no Departamento de Física, sob orientação do professor Rodrigo Gonçalves (DEFIS/ICE). A própria discente comenta: “Meu trabalho consistiu em analisar a medida de dispersão, uma propriedade das FRBs, para restringir os parâmetros cosmológicos. Os principais objetivos foram inferir o valor da Constante de Hubble e estudar a melhor descrição para a energia escura. Foram necessárias algumas horas (que, na verdade, viraram meses!) de dedicação aos cálculos e à programação para chegarmos aos resultados, mas fico muito feliz de poder trabalhar com o que me fascina!”.
Andressa foi bolsista de Iniciação Científica no programa PIBIC/UFRRJ, e durante sua graduação participou do grupo de Cosmologia SACI. Estes e outros desenvolvimentos do grupo podem ser vistos no Instagram @saci.ufrrj.