Estudo desenvolvido pelos professores Joilson Cabral, Everlam Montibeler, Maria Viviana Cabral e Caio Chain, do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Desenvolvimento (PPGER/UFRRJ) avalia os impactos diretos e indiretos das medidas de auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade sobre o Produto Interno Bruto (PIB), arrecadação e setores produtivos.
De acordo com os pesquisadores, os valores já pagos amenizaram a queda no PIB em dois pontos percentuais. Caso todo o recurso previsto seja efetivamente injetado na economia, arrefeceria a queda do PIB em 4,21 pontos percentuais. Os principais resultados do estudo foram repercutidos na reportagem de capa da edição impressa do jornal Valor Econômico, em 09/07.
A matéria também foi publicada na versão online do jornal e está disponível para leitura em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/07/09/auxilio-emergencial-freia-queda-do-pib.ghtml
No domingo, 12/7, o estudo foi tema da reportagem “Consenso sobre o auxílio emergencial: amparo social tem saldo positivo” publicada no Jornal Correio Braziliense.