O Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro já iniciou suas atividades e a aula inaugural foi no dia 4 deste mês. O evento teve a presença da deputada estadual Danielli Balbi, a assessora Bia Lopes (representando o mandato da deputada federal Jandira Feghali) e Nathalia Trindade (representando a Associação Nacional de Pós-Graduandos).
Em um debate com várias contribuições, inclusive da pró-reitora adjunta de Assistência Estudantil da Rural, professora Joyce Alves, foram discutidas as estruturas da Universidade e as ações que podem ser traçadas conjuntamente, com o objetivo de se criar propostas de combate às diversas facetas que o assédio pode assumir no espaço universitário.
As apresentações sinalizaram para a articulação entre professores/as, gestores/as, servidores/as, estudantes e movimentos sociais, no sentido de haver um compromisso de caminharem juntos, para transformar a UFRRJ em um ambiente saudável e seguro para que se potencialize tudo que esta instituição pode produzir de retorno à sociedade.
A própria comunidade universitária tem trazido discussões sobre a necessidade de se criar espaços para a construção de debates que têm como principal objetivo o combate ao assédio nas universidades como um todo. Esta aula inaugural é a marca de uma movimentação contínua da UFRRJ e de seus membros de se movimentar para sua melhora.
O Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares agradece pelas parcerias construídas e segue aberto a fim de alcançar mais locais na mobilização constante pela campanha Assédio Zero!
Confira a seguir a galeria de fotos do evento: