Que tal uma aula em que o professor prepara pratos com temperos vindos da Mata Atlântica? Esta é a proposta do docente Tiago Breier, do Departamento de Silvicultura (Instituto de Florestas/UFRRJ), que estuda o potencial culinário das sementes florestais. Em sua matéria de capa (“Alfabetização gastronômica”, pág. 4 e 5), o Rural Semanal apresenta o trabalho de Breier, que atrai os alunos e promove o conhecimento sobre produtos nativos que foram sendo esquecidos pelos brasileiros. “A gente tem muito orgulho dessa nova dimensão na maneira de ensinar”, disse ele.
E se o assunto é culinária, nada melhor do que uma horta para fornecer produtos frescos. Nesta edição, mostramos a iniciativa do professor Antonio Carlos Abboud (Instituto de Agronomia/UFRRJ). Com apoio da Universidade, ele reuniu moradores do bairro Ecologia, em Seropédica, num projeto de horta comunitária que está integrando vizinhos e promovendo a educação ambiental (“O germinar da Ecologia”, pág.7).
Na entrevista da semana (“Investir no treinamento dos servidores”, pág. 3), a técnica-administrativa Elines Petine ressalta a importância de semear o conhecimento na instituição. À frente da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep), ligada à Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos (Proad), Petine apresenta os projetos de incentivo à qualificação dos servidores da UFRRJ.
Estes e outros temperos podem ser degustados na edição 11/2018 do Rural Semanal, disponível para download em https://bit.ly/2NqcSw2
Informamos, ainda, que essa edição terá apenas a versão digital, pois o serviço de impressão na Imprensa Universitária está temporariamente suspenso.
Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ